MRN Informação | Danilo Jordão — O Coritiba é o primeiro adversário do Flamengo na Copa do Brasil de 2021. O duelo de ida, válido pela terceira rodada da competição, está marcado para a próxima quinta-feira, dia 10. Partida que acontecerá no Couto Pereira, às 21h30.
O time do Flamengo que entrará em campo comandado por Rogério Ceni possivelmente estará bastante desfalcado. Ainda assim é favorito absoluto para avançar às oitavas da competição.
Entretanto, o Coritiba há muito não consegue montar grandes times. Seu último grande feito com certeza foi o vice-campeonato da Copa do Brasil em 2012. Passados quase nove anos, o Coxa encontra-se novamente na segunda divisão do Brasileirão.
Leia também: Gerson supera Adriano Imperador entre as vendas mais caras do Flamengo; veja o ranking
Mesmo com a possibilidade de arrecadar 3 milhões de reais pela classificação às oitavas, certamente que seus dirigentes e torcedores não gostariam de enfrentar o melhor time do Brasil na atualidade. Por outro lado, os jogadores coxa-brancas estarão mais motivados do que nunca para provarem seus valores diante do poderoso Flamengo.
Se a última notícia que você leu envolvendo o Coritiba foi o retorno do empréstimo do Hugo Moura, certamente esse nosso raio-X vai ser bastante útil para você.
Fracasso do Coritiba no Campeonato Paranaense
Após cair na temporada 2020 para a segunda divisão do Brasileiro, o Coritiba teve uma forte queda de receita e, consequentemente, diminuiu o orçamento pré-planejado. Mesmo assim, a equipe iniciou o Campeonato Paranaense entre os favoritos, atrás do rival Athletico-PR, imaginando que chegaria nas fases finais da competição em busca do título.
No entanto, o desempenho foi pífio. Em 11 partidas disputadas na primeira fase, o Coxa somou apenas 14 pontos – quatro vitórias, dois empates e cinco derrotas -, e terminou na nona colocação e fora do grupo de oito classificados para a fase mata-mata do torneio que contou com apenas 12 clubes.
Início do Coritiba no Brasileirão da série B
O Coritiba tenta recuperar a confiança e busca, como disse seu vice-presidente Juarez Moraes Silva em entrevista concedida ao GE, voltar à série A. Começou a Segundona com o pé direito após vencer o campeão catarinense Avaí por 2 a 0. O grande volume ofensivo e com administração de posse de bola. Na segunda rodada a decepção e o sinal de alerta ao perder para o fraco time do Botafogo em casa.
Trajetória do Coritiba na Copa do Brasil
Na Copa do Brasil, o Coxa passou primeiro pelo União Rondonópolis. Três dias depois de perder para o Operário no campeonato paranaense, o alviverde venceu o rival pela segunda fase da Copa do Brasil por 3 a 2 com gol nos acréscimos. A revanche foi construída com dois gols do experiente Léo Gamalho e o gol iluminado de Luiz Henrique, aos 47 do segundo tempo.
Como o Coritiba deve atuar diante do Flamengo
O Coxa deve adotar uma postura defensiva para pegar o campeão brasileiro. Utilizando um 4-3-3 com uma trinca de volantes para reforçar a marcação. O time que vai jogar contra o Flamengo deve ser Wilson, Igor, Henrique, Luciano Castán, Natanael; Willian Farias, Val e Matheus Sales; Rafinha, Waguininho e Léo Gamalho.
A grande dúvida do momento é sobre o zagueiro Henrique, que testou positivo para a Covid-19 no dia 25 e não tem jogado nem treinado com os companheiros. Nathan Ribeiro foi titular contra o Avaí e Botafogo.
Não deixe de ver: Aquele Baile do Vermelho e Preto que entrou para a história
Dentro dessa escalação, é válido o destaque para os veteranos Wilson, Léo Gamalho e Rafinha. O goleiro certamente será exigido durante os 90 minutos, mas é seguro – já enfrentou muitas vezes o Flamengo e outras grandes equipes – e pode ser um empecilho para a máquina ofensiva Rubro-Negra.
Léo Gamalho e Rafinha possuem características distintas, mas complementares. Enquanto Rafinha é um atleta que gosta de jogadas rápidas e tem uma condução de bola acima da média entre os jogadores da Série B, Léo Gamalho é um centroavante de ofício forte no jogo aéreo, disparado o artilheiro do elenco na temporada com sete gols.
O sistema defensivo de Ceni tem que tomar cuidado com o jogador principalmente nas cobranças de falta e escanteios. O outro atacante é Waguininho, que marcou gol contra o Avaí no último fim de semana.
O que esperar de Coritiba x Flamengo
Não tem como não dizer que o Flamengo é franco favorito contra o Coritiba. Porém, é necessário ter em mente que o adversário ainda é uma equipe tradicional do futebol brasileiro.
O time treinado pelo paraguaio Gustavo Morínigo é forte no jogo aéreo, problema enfrentado pelo Mais Querido. Vale lembrar também que o Mengão, historicamente, não têm bons resultados na região sul do país.
Retrospecto de Coritiba x Flamengo
Em 25 confrontos como mandante, O Coritiba tem 13 vitórias em 25 confrontos como mandante. Empatou três e sofreu nove reveses do Mengão.
O último confronto pela Copa do Brasil foi marcante. Em 2014, após perder por 3 a 0 no Couto Pereira, o Fla devolveu o placar no Maracanã e passou para às quartas. No Brasileirão do ano passado, o Flamengo venceu por 1 a 0 em Curitiba e 3 a 1 no Rio de Janeiro.
*Com Diogo Almeida