Probabilidade de acerto do Flamengo com o treinador é alta
Após uma semana que começou com derrotas em campo e terminou com demissão de Ceni, o Flamengo não perdeu tempo e já negocia com Renato Gaúcho para ser o novo treinador. A reunião ocorre hoje, sábado, e pode ter um final feliz ainda nesse fim de semana.
O flerte entre o Mais Querido e o ex-jogador do clube para o posto de técnico não é de hoje. O presidente Rodolfo Landim procurou Renato no final de 2018 – na época no Grêmio -, para comandar o Flamengo caso fosse eleito. Entretanto, Renato recusou a proposta e seguiu seu trabalho em Porto Alegre, que se encerrou no início desse ano.
Leia também: Flamengo x Chapecoense: árbitro jovem apita primeiro jogo sem Ceni
A pressa da diretoria rubro-negra se dá pelo Flamengo ter uma partida extremamente importante nesta quarta, contra o Defensa Y Justicia. O duelo, na Argentina, é válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores.
Contudo, com a crise financeira instaurada na pandemia, os números precisam ser muito discutidos. O Flamengo ainda precisa pagar a multa de rescisão do contrato com Rogério Ceni, equivalente a R$ 3 milhões.
A proposta apresentada pelos dirigentes é de um salário maior que o de Ceni, mas bem menor comparado ao que Renato ganhava no Grêmio.
Números no tricolor gaúcho
Renato Gaúcho teve uma passagem que durou quase cinco anos. Foram 308 jogos sob o comando da equipe, com 161 vitórias, 82 empates e 65 derrotas; 60% de aproveitamento.
Além de tirar o Grêmio da seca de títulos importantes com a Copa do Brasil de 2016, Renato conquistou outras seis competições: Libertadores, Recopa Sul-Americana, Recopa Gaúcha e três vezes o Gauchão.
Em número de títulos, ele só perde para o atual treinador do Grêmio, Felipão. Porém, também conseguiu o feito de ficar mais de dois anos sem perder o Gre-Nal.
Detalhes da negociação
De acordo com o GE, o contrato prevê renovação automática caso o presidente Landim seja reeleito. Além disso, o dinheiro das premiações em caso de títulos conquistados é visto como um bônus interessante para Renato aceitar a oferta.
A rejeição da Nação Rubro-Negra com a possível chegada do técnico não assustou os dirigentes. O pensamento, principalmente de Marcos Braz, é que o treinador possui esse perfil “marrento” e “irreverente”. Dessa forma, ele pode construir uma boa relação com a torcida conseguindo bons resultados em campo.
Ao mesmo tempo, Renato Gaúcho não parece ser unanimidade no Ninho do Urubu. A primeira opção, como foi em 2019 com Jorge Jesus, era buscar um treinador estrangeiro.
Entretanto, alguns fatores importantes contribuem para o Flamengo não buscar um treinador europeu no momento. Hoje, um euro equivale a R$ 6,25, o que praticamente impede o clube de investir em treinadores internacionais. Além disso, o calendário apertado pode fazer com que a adaptação seja muito lenta.
A resposta dentro de campo precisa ser imediata. Com as oitavas de final da Libertadores na próxima semana, o clima dentro do Flamengo esquentou de vez. Podemos saber, em breve, se Renato Gaúcho, finalmente, vai treinar o Flamengo.