Após a vitória do Flamengo sobre o Palmeiras por 3 a 1, neste domingo (12), no Allianz Parque, pelo Brasileirão, Renato Gaúcho falou sobre o novo sistema defensivo da equipe. O Rubro-Negro passou de marcação por zona para encaixes. De acordo com ele, além de resultados positivos, a nova filosofia foi “entendida muito bem” pelos jogadores.
LEIA MAIS: Renato Gaúcho revela orientações a Michael antes da vitória e fala sobre David Luiz
Desde Jorge Jesus, o Flamengo vinha praticando a chamada marcação por zona. Ela consiste no jogador ocupar um determinado espaço e impedir que o adversário atue pelo setor. Assim, quando ele sai dessa zona, há outro companheiro para manter a marcação em outro lugar. Entretanto, com a chegada de Renato Gaúcho, o Flamengo passou a jogar com encaixes e perseguições.
Neste tipo de sistema defensivo, quem está defendendo “encosta” no rival e faz uma pressão mais individual sobre quem tem a posse da bola. Uma das críticas sobre este esquema é quanto aos espaços que ele deixa. Questionado sobre isso, Renato Gaúcho defendeu a filosofia:
“No pouco tempo que a gente tem, procuro me dedicar principalmente a ajeitar uns detalhes. A gente tem dois tipos de marcação, e eles entenderam muito bem nosso trabalho, têm feito muito bem. Mas esse trabalho tem dado resultados positivos. Eles estão muito bem, entenderam o trabalho, agora é aproveitar ao máximo. Procuro dar uma atenção especial na defesa, que subiu muito de produção no campeonato”, afirmou o técnico do Flamengo.
Renato Gaúcho comemora chegada de David Luiz ao Flamengo
Os jornalistas perguntaram ao técnico do Flamengo sobre David Luiz, novo reforço rubro-negro. Mas Renato Gaúcho disse que não teria muito o que falar por causa do currículo do atleta:
“Acho todo grande jogador time espaço no nosso grupo, quanto mais forte, mais possibilidade vai ter de conquistar. Lógico que ele é importante, um jogador internacional, nível Seleção Brasileira. Mas não preciso jogar confete, é acima da média”, finalizou.
Para o novo sistema, Renato Gaúcho afirmou que o zagueiro será útil neste momento. Contudo, destacou que os atuais defensores do Flamengo vêm de grandes partidas:
“Com a chegada do David Luiz, é mais um pra se juntar, nosso grupo é forte, à nível de seleção brasileira. É um jogador acima da média. No entanto, gostaria também de destacar que os zagueiros que nós temos subiram muito de produção. Chega para somar e agregar ao grupo”, finalizou Renato Gaúcho.