Adriano teve sua terceira e última passagem pelo Rubro-Negro no ano de 2012
MRN Informação | Paulo Oliveira – Nesta quarta-feira, dia 17 de fevereiro de 2021, um dos maiores ídolos da história do Flamengo completa 39 anos de idade: trata-se de Adriano ”Imperador”. Revelado no Rubro-Negro, o ex-centroavante acumula três passagens pelo Mais Querido, com 94 jogos e 46 gols marcados. O título de maior expressão foi o Campeonato Brasileiro de 2009, onde o então camisa 10 foi artilheiro da competição e decisivo para a arrancada do Mengo rumo ao hexacampeonato nacional.
Porém, nem tudo são flores na relação do Imperador com o Flamengo, o MRN irá relembrar a conturbada passagem do craque pelo Fla em 2012.
O retorno de Adriano
No dia 21 de agosto de 2012, o Flamengo sacramentou o retorno de Adriano, o craque havia rescindido com o Corinthians e estava se recuperando de uma lesão no pé esquerdo. O jogador chegou cercado de expectativas, principalmente por seu desempenho em 2009, ano em que o Flamengo conquistou o hexacampeonato brasileiro e Adriano foi o artilheiro da competição.
Em sua chegada, Adriano declarou todo seu amor pelo Flamengo e disse que estava voltando pra casa, confira:
“Quero deixar aqui minha gratidão a todos que torceram por mim na superação de mais um obstáculo na minha vida. Agora é honrar a camisa da “casa” que sempre foi minha com muitos gols. Impossível descrever a alegria e emoção que estou sentindo nesse momento. Obrigado Deus, obrigado ao meu empresário Luca, que ficou ao meu lado esse tempo todo, obrigado meus amigos, minha família, aos profissionais que me ajudaram e, agradeço imensamente também, aos torcedores do Flamengo, que fizeram toda a diferença! As mensagens no Twitter me deram muita força nessa recuperação. Contem comigo”, disse Adriano, por meio de sua assessoria de imprensa.
Veja mais: Relembre como Adriano foi anunciado pelo Flamengo em 2009
O contrato tinha validade de apenas 4 meses e a remuneração era por produtividade. As condições eram um meio que o clube carioca encontrou para se prevenir de possíveis atos de indisciplina e polêmicas extracampo.
Os torcedores estavam ansiosos para ver o Imperador em ação novamente, porém, isso não chegou a acontecer. Após uma série de indisciplinas, o craque foi dispensado em novembro e não chegou a estrear pelo Flamengo. Curiosamente, o jogador não teve o contrato rescindido, apesar do documento ter sido redigido, não chegou a ser assinado.
O clube havia acertado com o atacante um contrato que previa R$ 50 mil mensais – referentes a direito de imagem – e mais R$ 50 mil por cada jogo disputado, sem carteira assinada. Como Adriano saiu sem entrar em campo, não ganhou nada por produção. Além disso, as advertências por indisciplina suspenderam o pagamento por direitos de imagem do atleta.
Adriano tinha o desejo de retornar ao Flamengo já em 2013, porém, a diretoria de época que acabara de entrar no comando do clube, descartou a ideia, confira a declaração de um dos dirigentes:
“O Adriano tem que se ajudar. Todos que gostam dele têm que ajudá-lo a se recuperar. Tem que recuperar a pessoa, o ser humano. Como jogador de futebol, o Flamengo não pensa no Adriano”, afirmou o diretor Paulo Pelaipe.
A péssima passagem de Adriano não foi capaz de manchar a linda história que o atacante tem com o Flamengo, até hoje os torcedores relembram com carinho todos os momentos do Imperador com o Manto Sagrado. Além do desempenho em campo, sua identificação com a torcida e seu carisma são elementos essenciais para caracterizá-lo como um grande ídolo e marcar seu nome na gigantesca história do Flamengo.