O caso entre David Luiz e Flamengo já virou uma verdadeira novela. Enquanto muitos torcedores esperam ansiosos por um desfecho, a negociação parece não estar tão próxima assim de terminar.
Com a janela de transferências europeia chegando ao fim nesta terça-feira (31), é difícil imaginar que o Flamengo faça uma investida em algum zagueiro que esteja sob contrato. Sendo assim, o Fla foca suas atenções em casos semelhantes ao de David Luiz: jogadores sem contrato.
Leia também: De Zico a Gabigol: Relembre ex-jogadores do Flamengo que entraram na parada musical
Importante lembrar que o Flamengo tem até o dia 19 de setembro para inscrever jogadores na Libertadores. O prazo no Brasileiro termina no dia 24. Na Copa do Brasil as inscrições já estão encerradas.
Para o caso da novela David Luiz não ter um desfecho positivo, separamos 14 zagueiros sem contrato que podem reforçar o Rubro-Negro mesmo com o fim da janela.
Musacchio
O argentino Musacchio de 31 anos está livre no mercado desde que deixou a Lazio. O jogador está na Europa desde 2009 e nesse tempo atuou por Villarreal, Milan e Lazio. Na América do Sul, o zagueiro jogou apenas pelo River Plate, clube pelo qual foi revelado.
O zagueiro também fez parte da diversas convocações da Seleção Argentina, mas não chegou a disputar uma Copa do Mundo.
Nicolas N’Koulou
O camaronês Nicolas N’Koulou é outro zagueiro que aparece livre no mercado. Com 31 anos, N’Koulou busca um clube após deixar o Torino da Itália.
Nos últimos dias, surgiram informações de que o Genoa estaria encaminhando sua contratação, dessa forma, caso se interesse pela contratação do zagueiro, o Flamengo terá que concorrer com o italianos.
Mangala
Francês de 30 anos, Mangala acumula passagens importantes por clubes na Europa. Após grandes temporadas pelo Porto, o zagueiro chegou ao Manchester City em 2014 por 40 milhões de euros. No clube inglês, Mangala viveu altos e baixos e nunca atingiu a expectativa criada.
Seu último clube foi o Valência, da Espanha.
Wilker Ángel
O zagueiro venezuelano Wilker Ángel está sem clube desde que deixou o Akhmat Grozny, da Rússia. Surgiram rumores na imprensa venezuelana que apontavam o zagueiro como possível reforço do Flamengo, no entanto, nenhuma negociação foi confirmada nem pelo clube e nem pelo atleta.
Alan Empereur
O ítalo-brasileiro Empereur, rescindiu o seu contrato com o Hellas Verona e está livre para assinar com qualquer clube. Na última temporada, o zagueiro esteve emprestado ao Palmeiras e fez parte do elenco campeão da Libertadores e da Copa do Brasil.
Quando retornou a Itália, Alan admitiu a vontade de continuar no Palmeiras, porém, até o momento não se sabe qual será o futuro do jogador.
Martín Cáceres
Com passagens por diversas equipes da Europa, o uruguaio Martín Cáceres está procurando um novo clube desde que deixou a Fiorentina. Além de jogar como zagueiro, Cáceres também pode atuar tanto na lateral esquerda quanto na direita, sendo assim, uma peça útil para qualquer clube.
Nas últimas horas, Cáceres encaminhou um acerto com o Cagliari, da Itália, porém, nenhum anuncio oficial foi feito.
O jogador foi oferecido ao Flamengo em 2019, contudo, a negociação acabou não se concretizando.
Kyriakos Papadopoulos
O grego Kyriakos Papadopoulos recém ficou livre no mercado após deixar o NK Lokomotiva da Croácia. O jogador ficou de 2010 até 2020 atuando pelo futebol alemão e passou por clubes como Hamburgo, Bayer Leverkusen e Schalke 04. Em 2016, Papadopoulos teve rápida passagem pelo RB Leipzig.
O zagueiro se tornou um free agent no último sábado, dia 28 de agosto.
Roderick Miranda
Português de 30 anos, Roderick Miranda busca novas cores para defender desde que deixou o Gaziantep FK, da Turquia. O zagueiro teve passagens importantes por Benfica e Wolverhampton.
Sua passagem pelo Gaziantep foi curta e sem muito brilho. Apenas 5 meses no futebol turco.
Vukasin Jovanovic
O sérvio Vukasin Jovanovic aparece como opção após deixar o Bordeaux, da França. Com apenas 25 anos, Jovanovic tem convocações para a Seleção Sérvia e também já atuou pelo Zenit, da Rússia.
O jogador está livre no mercado desde o dia primeiro de julho.
Maicon
Zagueiro de 32 anos, Maicon atua no exterior desde 2017. O jogador teve boa passagem pelo São Paulo no Brasil e ganhou o apelido de ‘God of Zaga’. O portal UOL chegou a noticiar que o Flamengo tinha interesse na contratação de Maicon como alternativa a David Luiz e que as tratativas estavam bem avançadas, porém, foi revelado que o jogador foi oferecido ao Fla, que apenas checou valores.
Maicon procura um novo clube desde que rescindiu seu contrato com o Al-Nassr.
Jemerson
Revelado pelo Atlético-MG, Jemerson é figura conhecida no futebol brasileiro. O zagueiro ficou de 2016 até 2020 no Mônaco da França e colecionou altos e baixos no velho continente.
No último Campeonato Brasileiro defendeu as cores do Corinthians e se despediu do clube paulista em 30 de junho deste ano. Desde então, o zagueiro de 29 anos busca um novo clube para a atual temporada. Até o momento, Grêmio e Atlético-MG demonstraram interesse no jogador.
Dedé
O zagueiro Dedé, com carreira longa no futebol brasileiro, está sem clube desde que deixou o Cruzeiro. Com grande trajetória no Vasco, Dedé chegou ao Cruzeiro como um dos melhores zagueiros do Brasil, porém, as lesões atrapalharam o jogador durante seu tempo em Minas
Recentemente, o jornalista Venê Casagrande informou que o zagueiro tem o desejo de atuar pelo Flamengo, mas nenhum tipo de negociação foi aberta.
Rodrigo Ely
Outro zagueiro disponível no mercado de transferências é Rodrigo Ely. Atualmente com 27 anos, Ely teve duas passagens pelo Milan, porém, não obteve destaque. No Alavés o jogador teve boa sequencia em alguns momentos, mas uma lesão no joelho acabou lhe afastando dos gramados.
Ely chegou a abrir conversas com o Flamengo e uma negociação parecia encaminhada. No entanto, nas últimas semanas o negócio acabou esfriando e não se sabe se as conversas ainda estão acontecendo.
Léo
Multicampeão pelo Cruzeiro, Léo deixou o clube mineiro em maio deste ano e desde então busca um novo clube. O jogador também teve passagens por Palmeiras e Grêmio no futebol brasileiro.
É difícil imaginar que o jogador busque desafios fora do Brasil, portanto, o mais provável é que Léo feche com algum clube brasileiro nas próximas semanas.
***