A cinco dias da grande final contra o Palmeiras na Libertadores, o Flamengo já tem uma estrutura preparada para o treinamento do elenco no Uruguai. O clube realizou modificações no hotel em que os atletas ficarão e na academia do estádio do Peñarol. Tudo para que o foco do time se mantenha apenas na decisão.
As duas visitas realizadas para a análise de montagem das estruturas foram realizadas pelo supervisor de futebol do clube, Gabriel Skinner.
“O grau de exigência dos atletas e do Flamengo exige que busquemos sempre o que há de melhor, seja no nosso dia a dia ou nas viagens. Nossa ida ao Uruguai foi justamente para avaliar a estrutura disponível e ajeitar o que fosse necessário”, declarou Skinner ao GE.
Leia mais: Análise: Flamengo vence mais uma e time chega bem na final da Libertadores
Essa preparação de estrutura antes da decisão da Libertadores não é novidade no clube. Isso porque em 2019 – ainda com Jorge Jesus a frente do clube – a mesma viagem técnica foi realizada para Lima, onde o time se consagrou campeão do torneio.
“Acreditamos que tudo estará devidamente preparado, após as visitas técnicas e nossas solicitações. A experiência de 2019 ajudou muito na hora do planejamento e das avaliações”, prosseguiu o supervisor.
Modificações hoteleiras
No hotel eleito pela Conmebol para a hospedagem da delegação rubro-negra esse ano, apenas 53 quartos foram oferecidos para o clube – 47 a menos do que o reservado em Lima. No entanto, o Flamengo se adiantou e conseguiu aumentar o número para 75, limite de pessoas aceito pela Conmebol esse ano.
A organização do campeonato tem enfrentado dificuldades nos preparativos da final no país por conta de sua menor estrutura.
A academia do hotel uruguaio é pequena e precisou ser ampliada, além de receber instalação de grama sintética para a improvisação de um departamento médico com espaço de fisioterapia e massagem.
Com a dupla escala dos jogos de Porto Alegre, o espaço para armazenamento de materiais do clube precisou ser maior. Por isso, uma sala foi adaptada no subsolo do hotel para receber cerca de uma tonelada de material – quase o triplo do que existe normalmente no CT. Para além disso, toda a lista de material de treino pedido pelo Flamengo será cedida pela Conmebol.
Leia também: Conmebol cria músicas para Flamengo e Palmeiras antes da final da Libertadores
A pouca estrutura hoteleira também causou preocupação no quesito alimentação da delegação rubro-negra. Por isso, o clube entrou em acordo com o hotel, que além de contratar mais quatro funcionários, permitiu que Flamengo levasse o seu cozinheiro junto com um auxiliar.
Modificações no estádio
No estádio do Peñarol – onde treinará até a decisão – o Flamengo terá uma sala de fisioterapia com cinco macas, a aparelhagem portátil será levada pelo clube.
No local, o clube vai montar uma academia com aparelhos alugados pela preparação física. A montagem será realizada nesta segunda-feira (22) e estará pronto quando os atletas chegarem, no dia 24.
A delegação realizou orientações sobre a quantidade de irrigação do gramado do campo e da altura desejada do corte.
Um ônibus foi cedido ao time para deslocamento do hotel ao estádio onde serão feitos os treinos. O clube alugou um segundo para possíveis contratempos.
Para além das exigências do rubro-negro, a Conmebol realizou reformas no estádio Centenário. Mudanças foram feitas no vestiário, e no gramado que foi replantado.
O Flamengo chagará a Montevidéu pela base aérea adjacente ao aeroporto, e terá acesso a um serviço de imigração exclusivo. De lá partirá para o até o hotel, localizado a apenas dois minutos de distância.
Leia também: Aquecimento para a final: relembre gols decisivos na história do Flamengo
Flamengo e Palmeiras decidem a final da Libertadores no sábado (27), às 17h, no Estádio Centenário em Montevidéu.