A conta regressiva para a final da Libertadores continua. Faltam apenas 5 dias para um dos jogo mais importante da história do Flamengo nos últimos 40 anos, e o árbitro escolhido pelo Conmebol para apitar a decisão frente ao Palmeiras é o argentino Néstor Pitana. O profissional será auxiliado por Juan Belati e Gabriel Chade no campo, enquanto Julio Bascuñan, do Chile, será o responsável pelo VAR.
Considerado um dos melhores juízes do futebol sul-americano, Pitana foi o árbitro da final da Copa do Mundo entre França e Croácia em 2018. Em recentes jogos de Flamengo e Palmeiras, o argentino também deixou sua marca.
No ano em que o Rubro-Negro conquistou seu bicampeonato da maior competição do continente, Pitana marcou o polêmico pênalti contestado pelos equatorianos em cima de Rafinha. Gabigol na ocasião converteu e o Flamengo venceu por 2 a 0 e eliminou o Emelec nos pênaltis.
Na semifinal entretanto, foram os rubro-negros que tiveram motivos para reclamar, já que três gols do Flamengo foram anulados em partida de ida contra o Grêmio, que terminou 1 a 1.
Já no lado palmeirense, o argentino foi o responsável pela a arbitragem nas eliminações do Palmeiras para o Barcelona de Guayaquil, no Allianz Parque, pelas oitavas de final em 2017. Treinado por Cuca na ocasião, os paulistas eram os grandes favoritos no duelo.
Dois anos depois, Pitana apitou o confronto contra o Grêmio, no Pacaembu, pelas quartas de final da edição de 2019 da Libertadores. A equipe do Rio Grande do Sul eliminou o alviverde em pleno Pacaembu, já que o Allianz Parque estava fechado para um show da dupla Sandy e Junior.
Leia também: ‘A gente não está de brincadeira’, dispara Arão após vitória do Flamengo
Palmeiras x Flamengo: o que vale
Quem se sagrar o campeão no dia 27, se juntará a São Paulo e Grêmio como um dos maiores brasileiros da Libertadores: três títulos. O Flamengo conquistou em 1981 e 2019, enquanto o Palmeiras levantou a taça nas temporadas de 1999 e 2020.
Em campo, o Mais Querido estará representado de seu segundo uniforme. Mandante pela campanha, os paulistas irão vestir o tradicional verde e branco. A partida terá transmissão nacional pelas seguintes emissoras: SBT e Fox Sports.