Engajado em causas sociais, o Flamengo está ativo também na luta contra o racismo. Nesta segunda-feira (21), é celebrado o dia Internacional na Luta contra a Discriminação Racial. Assim, o clube publicou uma mensagem sobre a luta contra a discriminação nas redes sociais.
Visando chamar a atenção para esta causa que é recorrente no meio do futebol, mas que não deveria existir, o Flamengo, aliás, convocou a torcida a lutar contra o racismo. O lema publicado pelo clube é: “Eles torcem para o mesmo time: aquele que vai deritar o racismo”.
Leia Mais: Santos 4×5 Flamengo e o puro suco de Ronaldinho Gaúcho
“Estamos em 2022, mas ainda vemos episódios racistas nas arquibancadas e na sociedade. Racismo é crime! Neste Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, pedimos união. Sejamos todos do time dos antirracistas!”, escreveu o Mais Querido nas redes sociais.
Jogadores do Flamengo sofreram com casos de racismo recentemente
No primeiro clássico do Flamengo em 2022, contra o Fluminense, o atacante Gabigol acabou passando por um episódio de racismo. Enquanto caminhava para o túnel do vestiário no intervalo de jogo, o camisa 9 ouviu gritos racistas e xingamentos na arquibancada. Os insultos partiram da torcida rival, que gritaram “macaco” para o atacante do Rubro-Negro.
O Mais Querido chegou a contratar um especialista para analisar o vídeo e concluiu que realmente ouve racismo. Entretanto, o TJD decidiu por absolver o Fluminense e ninguém foi responsabilizado. Outros casos recentes também aconteceram no Mais Querido.
Foi assim com Gerson, contra o Bahia pelo Brasileirão. Vinicius Junior contra o Botafogo pelo Campeonato Carioca e, até mesmo Vitinho, diante do Olimpia pela Libertadores. Mais uma vez, todos ficaram impunes. É preciso lutar contra todo e qualquer tipo de discriminação, sobretudo a racial. A ação do Flamengo visa justamente trazer isso: a luta contra o racismo.