Com uma base que coleciona títulos nos campeonatos, o Flamengo recebeu da CBF, na última terça-feira (19), a renovação do certificado de clube formador válido até o fim de 2022. De acordo com o Mais Querido, o documento o reconhece como entidade desportiva e formadora de atletas.
Para a aquisição do certificado, é necessário que o clube cumpra uma série de requisitos que o enquadrem como apto a formar jovens jogadores. Nesse sentido, o Mais Querido tem fortalecido cada vez mais sua base no futebol. Tanto a masculina quanto a feminina.
Requisitos
Algumas das exigências impostas pela CBF, é que o Flamengo tenha uma estrutura física adequada, assim como profissionais qualificados para formarem os atletas da base.
Além dos profissionais relacionados ao esporte, também é necessário que haja médicos nos alojamentos que acolhem os jovens, auxílio psicológico e outros.
Posição do Flamengo
Após o recebimento do certificado, o Mais Querido destacou, em suas redes sociais, a importância da certificação de que é um clube formador. De acordo com eles, o documento “atesta e reforça o alto padrão de infraestrutura do futebol de base rubro-negra”.
Além disso, o Flamengo também ressaltou que respeita os aspectos relevantes para os processos de formação e desenvolvimento dos garotos do Ninho e que também se adequa à Lei Pelé.
Garotos do Ninho
Em 2021, o Flamengo já conquistou o título do Campeonato Brasileiro da categoria sub-17 e está em busca da Copa do Brasil na mesma. Na final da competição, os garotos irão enfrentar o São Paulo.
Já os atletas do sub-20 também estão em busca do título do Campeonato Brasileiro da categoria e enfrentam o Vasco nas quarta-de-final.
Além disso, o Flamengo constantemente destaca garotos da base, seja em vendas – como a de Rodrigo Muniz recentemente -, ou também subindo ao profissional. O garoto João Gomes é um dos destaques da base que estão atuando no profissional, por exemplo.
A categoria sub-18 do futebol feminino, está disputando o Campeonato Carioca, neste momento.