Após a vitória de 1 a 0 sobre o Defensa y Justicia, pela Libertadores, o Flamengo retorna aos treinos nesta sexta-feira (16). Renato Gaúcho deve decidir se poupará jogadores jogadores ou não contra o Bahia, duelo válido pelo Campeonato Brasileiro. Durante a sua passagem pelo Grêmio, o técnico optava por priorizar as competições de mata-mata e escalando reservas nos pontos corridos. Entretanto, a diretoria do Rubro-Negro vê o Brasileirão como um título importante e pensa em força máxima.
LEIA MAIS: Paulo Pelaipe surpreende com revelações sobre métodos de trabalho de Jorge Jesus no Flamengo
Na épica temporada de 2019, o Flamengo se destacou por jogos seguidos sem que Jorge Jesus poupasse titulares. Assim, o debate sobre a importância ou não de descansar atletas em sequências se tornou um dos pontos da passagem do português pelo Brasil.
Já com Rogério Ceni, a fisiologia atuava na prevenção de lesões poupando um ou outro atleta de forma pontual. Contudo, Renato Gaúcho sempre foi adepto de usar ao máximo o elenco e dar preferências às competições eliminatórias.
No entanto, atual bicampeão, internamente o clube não pensa em priorizar torneios específicos. Dominante nos últimos anos, além de querer manter a hegemonia local, a parte financeira pesa. Assim como a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro é responsável por altas premiações.
Na próxima quarta-feira o Rubro-Negro recebe o Defensa y Justicia, pelo jogo de volta da Libertadores, em Brasília. Em oitavo lugar com 15 pontos, o Flamengo está com dois jogos a menos. Há uma tendência de que o novo treinador poupe alguns nomes para encarar os argentinos.
Renato Gaúcho reclama da falta de treinos por conta do calendários
Enquanto ainda não decide se irá poupar jogadores ou não, Renato Gaúcho dá pistas reclamando do calendário. Na entrevista coletiva na quarta, ainda na Argentina, o técnico afirmou que por conta da maratona de jogos seguirá sem poder dar treinos. Mas segundo ele, espera também a volta dos atletas no departamento médico:
“Vamos continuar sem tempo para treinar, está na base da conversa, do vídeo. Mas eu tenho um grupo maravilhoso, com qualidade muito grande, e esse grupo vai ficando mais forte à medida em que vamos tirando jogadores do departamento médico”, disse Renato Gaúcho.
Ao comentar sobre a má atuação, voltou a citar o fato:
“Muitos jogadores fora e muitos que só estão jogando juntos agora. Não é desculpa, são os fatos. O torcedor pode ficar tranquilo que quando todo mundo voltar e tivermos tempo pra treinar, o grupo vai estar muito mais forte. Eu conheço muito bem o Flamengo. Conheço muito bem essa torcida”, explicou.
O Flamengo encara o Bahia no próximo domingo (18), às 18h15, no estádio de Pituaçu, na Bahia.
Acompanhe o jornalista Bruno Guedes no Twitter
Precisamos do seu apoio para fazer o melhor site de jornalismo sobre o Flamengo. Clique AQUI e saiba como se tornar nosso apoiador!