O Flamengo anunciou nesta madrugada a demissão de Rogério Ceni, que comandava a equipe desde novembro de 2020, e saiu com cerca de 61% de aproveitamento e três títulos. Antes mesmo do comunicado oficial, torcedores na web já sugeriam nomes para substituir Ceni e dar continuidade à temporada do Rubro-Negro.
Renato Gaúcho é o principal nome para ocupar o cargo de treinador do Flamengo. Apesar disso, Renato sofre rejeição internamente e também por parte da torcida. Nas redes sociais, quem não se mostrava muito favorável à chegada do técnico gaúcho sugeriam alguns nomes.
Veja mais: Renato Gaúcho sofre rejeição interna e externa no Flamengo e diretoria teme contratação
Recentemente, o treinador Luís Castro deixou o Shakhtar Donetsk e ficou livre no mercado. Após a demissão de Ceni, o nome de Castro foi rapidamente lembrado por torcedores nas redes sociais. O português de 59 anos comandou as divisões de base do Porto de 2006 até 2016. Além disso, levou o Shakhtar ao título do Campeonato Ucraniano em 2020.
Mais um técnico que ficou recentemente livre no mercado foi Paulo Fonseca. O treinador nascido em Moçambique comandou a Roma de 2019 até maio de 2021. Apesar da passagem contestada pela Itália, o treinador é lembrado pelo tricampeonato ucraniano que conquistou à frente do Shakhtar. O grande empecilho em uma eventual contratação seria a questão financeira, visto que o técnico recebia 380 mil euros brutos na Roma.
Outro nome da escola de técnicos portuguesa é André Villas-Boas, de 43 anos. O treinador com passagens por Tottenham, Chelsea e mais recentemente Olympique de Marseille, está livre no mercado. Além disso, por pouco não fechou com o São Paulo no início da temporada. Muitos torcedores foram à web pedir a contratação do treinador, entretanto, a questão financeira pode dificultar.
Treinadores conhecidos no futebol brasileiro também foram lembrados
Apesar dos pedidos serem predominantemente de nomes europeus, alguns torcedores ainda preferem a solução nacional. Entre esses pedidos, o nome de Lisca esteve presente.
O ex-treinador do América Mineiro ganhou destaque após a boa campanha do Coelho na Copa do Brasil de 2020. Curiosamente, Lisca “Doido” deixou o América após a derrota para o Flamengo no dia 13 de junho.
Além de todos mencionados anteriormente, outro nome que foi recordado por alguns rubro-negros foi o de Miguel Ángel Ramírez, recentemente demitido do Internacional.
O técnico espanhol entrou em ascensão após fazer grande trabalho no Independiente Del Valle, do Equador. Ramírez não repetiu o sucesso no Brasil e foi dispensado com pouco menos de seis meses à frente do Colorado. Recentemente, o técnico foi anunciado no Charlotte FC, da MLS.
Acompanhe o jornalista Paulo Oliveira no Twitter