Zico deu mais um passo importante para acabar com as dores no quadril. Literalmente. Isso porque o Galinho divulgou um vídeo nas redes sociais caminhando após a cirurgia, realizada na última quinta-feira. O Rei da Nação disse também que está tudo bem após o procedimento.
O Galinho realizou a cirurgia na última quinta-feira para colocar uma prótese no quadril. “Já no quarto e graças a Deus deu tudo certo na colocação da prótese no quadril direito. Obrigado a todos pelas mensagens de carinho e de boa recuperação. Vamos em frente e livre das dores”, disse o Rei após a operação.
As dores na região acompanham Zico há meses. Em julho do ano passado, o Rei se submeteu a uma astrorcopia no local, acompanha do médico do Flamengo Márcio Tannure. Contudo, o problema continuou e o Galinho não conseguiu participar efetivamente do Jogo das Estrelas, partida beneficente realizada pelo eterno camisa 10 da Gávea. Na edição anterior, o ídolo máximo da Nação entrou em campo somente durante alguns minutos, porque estava bem debilitado com a lesão.
Relembre as lesões na carreira de Zico
Durante a genial carreira, Zico sofreu com diversas lesões. A mais famosa, contudo, foi em 29 de agosto de 1985, quando Márcio Nunes, zagueiro do Bangu, deu uma entrada desleal no Galinho, deixando-lhe múltiplas lesões. Inclusive, o Rei sofre com sequelas até hoje no joelho.
Anos mais tarde, os dois se reencontraram após encerrarem a carreira. Entretanto, o defensou não pediu desculpas a Zico e ainda disse que o camisa 10 da Gávea também foi violente no lance. O encontro rendeu muitas críticas ao jogador do Bangu, que sofreu do mesmo veneno em 1988, quando recebeu uma entrada dura e precisou encerrar a carreira com somente 25 anos.
Leia mais: Superstição? Flamengo tem saldo positivo e título em estreia de uniformes da Adidas
Além disso, Zico revelou ao programa “No Ar com André Henning” que Márcio Nunes queria, na verdade, dar um DVD de um garoto para o Galinho ajudá-lo a achar uma seletiva. No entanto, a carreira do Rei da Nação não se resume somente a essa lesões. Relembre outras na pesquisa do jornalista Emmanuel do Vale, dono da Flamengo Alternativo. O Mundo Rubro Negro agradece a colaboração do pesquisador.
- Operação no joelho antes da Copa de 1978;
- Estiramento muscular no jogo contra a Polônia na Copa de 1978;
- Distensão durante um treino em dezembro de 1980. Assim, Zico fica fora do Mundialito com a Seleção e da primeira fase do Campeonato Brasileiro com o Flamengo;
- Na Itália, na reta final da temporada 1983/84, fica de fora de alguns jogos;
- A segunda temporada na Udinese, 1984/85, é ainda mais prejudicada por lesões. Isso porque a preparação física da Udinese era péssima, especialmente para um jogador que necessitava de tantos cuidados como Zico, já então chegando aos 32 anos;
- Em agosto de 1985, a entrada do Márcio Nunes, em Flamengo x Bangu, provoca múltiplas lesões;
- Zico volta a sentir o joelho no amistoso do Brasil contra o Chile, no Estádio Pinheirão (Curitiba), em maio de 1986. Era o último jogo antes do embarque para a Copa do Mundo do mesmo ano;
- Em julho de 1986, o Rei sai de campo com dez minutos em um Fla x Flu da Taça Rio e fica de fora por quase um ano;
- Em março de 1988, uma tesoura de Mauro Galvão, em um Flamengo x Botafogo, tira o Galinho de ação por mais dois meses;
- A partir de 1985, além disso, Zico sofre mais de uma dezena de pequenas lesões que o tiram de alguns jogos.