O mundo ainda se recupera do choque que representou a morte do Rei Pelé. O eterno camisa dez morreu nessa quinta-feira (29), vítima de um câncer. O fato foi noticiado nas capas dos jornais do mundo inteiro, em todos os idiomas. No Brasil, homenagens vieram de todos os lugares.
Uma ideia ganhou força após o anúncio da morte do Rei do Futebol. Muitos torcedores, mas também jornalistas defenderam que a CBF aposente a camisa dez da Seleção Brasileira. Após a morte de Pelé, nenhum outro jogador poderia usar o número.
Leia Mais: Comentarista critica atuação de Marcos Braz na janela: ‘Mentiroso’
Essa prática é comum nos esportes americanos, mas lá os clubes aposentam os números de seus grandes astros com os jogadores ainda em vida. No Brasil, tal prática não é utilizada, pois os números seguem sendo usados normalmente. Pelo menos um outro grande camisa dez do futebol brasileiro e da Seleção emitiu opinião sobre o fato.
No programa Seleção Sportv desta sexta-feira (30), Zico disse que não acha uma boa ideia. O Galinho afirmou: “Não sou muito favorável. Acho que o número é uma referência, é um prazer muito grande poder usar a camisa de um cara que você admira, que foi importante.”
Zico foi o segundo herdeiro da dez de Pelé na Seleção
O eterno camisa dez do Flamengo foi um dos herdeiros da camisa dez da Seleção de Pelé. O Rei se aposentou da Seleção em 1971, um ano após o tricampeonato mundial no México. Rivelino foi o primeiro a usar o número, nas copas de 1974 e 1978. Em 1982, mas também em 1986, o Galinho usou a dez.
Zico reafirmou sua contrariedade em relação à ideia: “Eu sempre fui contra essa questão de aposentar as camisas. Eu respeito os clubes, as entidades que fazem isso, mas eu não acho legal.”
O Santos já anunciou que vai submeter ao seu conselho deliberativo a ideia de aposentar a camisa dez em homenagem a Pelé. O clube da Vila Belmiro anunciou ainda que não utilizará o número até que a decisão final aconteça. O velório de Pelé acontece no campo da Vila Belmiro na próxima segunda-feira (2). O público terá acesso por 24 horas.