O técnico Zé Ricardo exaltou o desempenho do time do Flamengo e da defesa com a dupla de zaga formada por Réver e Rafael Vaz, mas admitiu que Vaz não vive o melhor momento e pode deixar o time na partida de amanha contra o Vasco.
– Esta semana foi muito comentado em relação ao Rafael Vaz. O Rafael é um atleta extremamente dedicado, extremamente importante pra gente. Com o Rafael Vaz e com o Réver na maioria das vezes, o Flamengo fez no final do ano passado a sua melhor campanha no Brasileiro de pontos corridos, teve a terceira melhor defesa do campeonato. A continuidade deu também pra gente uma classificação antecipada na Primeira Liga pra próxima fase, disputamos uma final de Taça Guanabara, conseguimos a melhor campanha geral do Campeonato Carioca, e sempre com o Rafael Vaz com protagonismo ali na zaga junto com o Réver. Então são atletas que a gente têm confiança. Agora toda grande equipe pode passar por um ou dois jogos um pouquinho mais instáveis, e o atleta também tem o seu direito de de repente não estar passando por um melhor momento. O importante é que ele está com a cabeça boa, tanto o Réver quanto o Juan e o Donatti superpreparados, infelizmente o Léo tá contundido. Então se a gente tiver que fazer alguma mudança, vocês só saberão amanhã, porque é uma decisão que a gente ainda não tomou 100%. De toda forma, reiterar toda confiança nossa no nosso plantel, que é um plantel que não é montado pra disputar dois meses de competição, é pra disputar uma temporada toda, e a confiança que temos em todos os atletas que aqui estão.
Zé Ricardo disse que deslocar Réver para o lado esquerdo da zaga não será um problema, mas que há outras possibilidades:
– Independentemente de onde o Réver vai jogar, o Réver jogou esse tempo todo pelo lado direito, se tiver que ir pra esquerda também, sem problema. Foi campeão da Libertadores com o Léo Silva jogando pela direita e ele pela esquerda, boa parte da carreira ele jogou pelo lado esquerdo, se tiver que fazer um deslocamento por ali.. Temos o Juan, que infelizmente teve uma contusãozinha, tá voltando, treinou essa semana normalmente, mas ficou um tempo parado, que pode jogar tranquilamente por ali, fez boa parte da sua brilhante carreira pelo lado esquerdo. Então a gente tá bem coberto, não tem problema nenhum, preocupação é muito mais das pessoas de fora do que a nossa aqui, que temos confiança total no nosso grupo.
Zé admitiu que teve uma conversa com Vaz e expôs a ele a possibilidade de que ele perca a posição neste momento:
– Na verdade vocês através de alguma fonte aqui dentro tiveram a informação que eu tive uma conversa com o Rafael no início da semana, e realmente tive. Ele é um atleta maduro, experiente, não vem ao caso, mas passou por alguns problemas particulares e isso aí com certeza acaba influenciando. E conversei com ele da possibilidade (de barrá-lo), ainda não dei minha decisão final, mas conversei da possibilidade, até porque eu entendo que todos nós, profissionais de campo, passamos por momentos de repente de instabilidade. Por isso a possibilidade e a necessidade às vezes de a gente experimentar uma outra situação. E ele de forma bem madura entendeu.
O técnico compartilhou a responsabilidade pelos erros de saída de bola do zagueiro, um dos principais motivos para que ele tenha caído em desgraça com parte da torcida apesar dos bons números da defesa:
– Reiterei pra ele que ainda não tinha definido, a minha total confiança, mostrei para ele números dele, e como eu falo, sempre dividindo a responsabilidade. Porque eu sou um cara que cobro muito dele, dos jogadores ali de trás, que procurem sair jogando. Logicamente que os adversários às vezes fazem uma leitura primeiro do que a nossa leitura de saída de jogo, tentam fechar ali os canais de passe e isso acaba dificultando. O que a gente tem que encontrar é uma maneira de continuar a fazer o nosso jogo construído sem oferecer tantos riscos ao nosso gol. Então eu tive essa conversa com ele, treinamos as opções, mas ainda não fiz a decisão final em relação à qual é a dupla de zaga que vai jogar amanhã.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.