Multicampeão pelo Flamengo e hoje brilhando na Europa, Yago Mateus foi fundamental para a classificação da Seleção Brasileira no Pré-olímpico de Basquete. Nesta quinta-feira (4), o Brasil recuperou grande diferença em jogo contra Camarões e avançou ao mata-mata como líder mesmo com derrota por 77 a 74. O torneio dá a última vaga nas Olimpíadas de Paris ao campeão.
Pelos critérios de desempate, a Seleção entrou em quadra podendo perder por até seis pontos para ser primeiro e de sete a 14 para avançar na segunda posição. Entretanto, início muito ruim e apagão no segundo período fez Camarões abrir 24 pontos e o Brasil esteve eliminado em momentos do jogo. O time africano contou com noite inspirada de Jeremiah Hill, que foi cestinha do jogo com 22 pontos.
➕ Rafael Marques destaca ‘nova arma’ do Flamengo de Tite
A virada brasileira começou no terceiro período, e sob regência de Yago. O “Monstrinho”, como era conhecido no Flamengo, fez um ótimo trabalho de armação para administrar o ritmo do time e conseguiu encontrar Leo Meindl e Lucas Dias livres para liderarem a recuperação nos pontos.
Eles jogou praticamente todos os minutos finais de partida e terminou confronto com seis pontos, seis rebotes e sete assistências. Maioria dessas assistências para Meindl e Lucas, que foram cestinhas brasileiros com 19 e 16 pontos, respectivamente, e muito importante para resultado que manteve time na liderança.
Mas há outros atletas ligados ao Flamengo que fazem do elenco. Dupla de campeões mundiais com o Manto, Vítor Benite e Cristiano Felício também foram importantes. O armador fez oito pontos no fim do jogo e ainda pegou um rebote, enquanto o pivô fez seis pontos e pegou cinco rebotes.
Jogador rubro-negro atualmente, Didi Louzada atuou por 4 minutos e ajudou a equipe com um rebote.
Brasil no Pré-Olímpico de Basquete
O Brasil venceu Montenegro por nove pontos de vantagem, perdeu para Camarões por apenas três e avança em primeiro pelo saldo de pontos do Pré-Olímpico de Basquete. O segundo colocado do grupo foi justamente o time africano, também pelo critério de desempate.
Agora, a Seleção Brasileira vai enfrentar a Filipinas, segunda colocada no Grupo A do torneio, neste sábado (6), às 9h30 (horário de Brasília). Confronto que o Brasil precisa entrar atento para não repetir os primeiros quartos de jogo contra Camarões. Afinal, a seleção asiática venceu a favorita Letônia na fase de grupos.
Letônia que será justamente o adversário de Camarões na semifinal, também no sábado, às 13h30. Os vencedores de cada jogo disputam vaga nas Olimpíadas de Paris no domingo (7), às 13h
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã