Entrevistado pelo programa Charla Podcast no YouTube, o ex-meia Zé Roberto que se consagrou no Brasil sendo campeão Brasileiro pelo Flamengo em 2009, fez uma revelação sobre aquela temporada que poderia ter alterado o rumo da história final.
De acordo com Zé, assim que Cuca deixou o Rubro-Negro e Andrade assumiu, Flamengo e Cruzeiro já estavam avançados em uma negociação que iria o colocar na Raposa e levar o centroavante Wellington Paulista ao Mais Querido. No entanto, o ”não” do então atacante do clube mineiro fez o negócio travar.
Leia também: Adriano fez atleta do Flamengo chorar no vestiário, diz Zé Roberto
”Se não é o Andrade, eu tinha ido embora do Flamengo. Eu tinha acertado com o Cruzeiro, eu ia para o Cruzeiro e o Wellington Paulista iria para o Flamengo. Tudo bem que o Wellington não queria vir para o Flamengo. O negócio só não saiu por causa da recusa dele, mas depois o Andrade me chama e troca uma ideia comigo. Ele diz: ‘Vou falar como torcedor. Nós assistíamos você no Botafogo e sempre tivemos o desejo de você jogar no Flamengo. Achamos você a cara do Flamengo’. Então ter esses caras com história dentro do clube é muito importante”, contou Zé Roberto.
Flamengo embala e conquista o Brasileiro
Depois disso, o Flamengo consegue decolar na tabela de classificação e conta com partidas monumentais de Adriano, Petkovic, Bruno, Léo Moura e do próprio Zé Roberto, para sair da décima quarta colocação e assumir a liderança na penúltima rodada. E inclusive neste jogo, Zé tem um papel importante.
O Flamengo teria que vencer o Corinthians em solo paulista e torcer para que o São Paulo tropeçasse diante do Goiás para chegar na última rodada na ponta da tabela. Dito e feito. Com um gol de Zé Roberto, o Rubro-Negro derrotou o Alvinegro por 2 a 0 e contou com uma derrota do Tricolor em Goiânia por 4 a 2.
Por fim, no último jogo, o Fla venceu o Grêmio por 2 a 1 no Maracanã e conquistou o Brasileiro depois de 17 anos.