O técnico Vitor Pereira fará no sábado (25) o seu primeiro clássico carioca. A partida contra o Botafogo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, vai marcar a estreia do técnico português contra os rivais locais do Flamengo. Vamos lembrar como foram as estreias dos últimos seis técnicos do Rubro-Negro desde Jorge Jesus.
Jorge Jesus – Flamengo 3×2 Botafogo – 28/7/2019
Considerado por muitos torcedores o maior treinador da história do Flamengo, Jorge Jesus fez seu primeiro clássico carioca no quinto jogo no comando do clube. O momento era de tensão, pois a equipe vinha da desastrosa derrota por 2 a 0 para o Emelec, na ida das oitavas de final da Libertadores.
Leia Mais: Dono do Cruzeiro, Ronaldo defende mudança radical no regulamento do Brasileiro
No Maracanã, o Botafogo abriu o placar, mas aos 14 do primeiro tempo. O Flamengo virou com Gerson (35 do 1ºT) e Gabigol (9 do 2ºT), mas o alvinegro empatou aos 22 minutos da etapa final. Bruno Henrique, o cara dos clássicos, fechou o placar aos 29, mas também garantu a vitória. Três dias depois, o Flamengo conseguiu a virada sobre o Emelec e embalou para o bicampeonato da América.
Domenec Torrent – Flamengo 1×1 Botafogo – 23/8/2020
Coincidentemente, o substituto de Jorge Jesus também fez seu primeiro clássico carioca contra o Botafogo. No Campeonato Brasileiro 2020, Era o quinto jogo de Domenec Torrent no comando do Flamengo. E o retrospecto não era dos melhores. Em quatro jogos, o Rubro-Negro tinha duas derrotas e dois empates.
No Maracanã sem torcida (aliás, Dome jamais fez um jogo diante da torcida do Flamengo), Pedro Raul abriu o placar aos 48 do segundo tempo, mas milagrosamente Gabigol empatou de pênalti aos 56 minutos do segundio tempo. Dome chegava ao terceiro empate em cinco jogos. O catalão não durou muito, pois foi demitido 18 jogos depois.
Rogério Ceni – Flamengo 1×0 Botafogo – 05/12/2020
De novo o Botafogo. O substituto de Dome também fez seu primeiro clássico carioca contra o alvinegro. O ex-goleiro do São Paulo também já estava sob pressão, pois já havia sido eliminado da Copa do Brasil e da Copa Libertadores. Por isso, vencer o Brasileirão era obrigação para Rogério Ceni. Era o sétimo jogo dele no comando do time.
No campo, jogo duro no Engenhão. Everton Ribeiro abriu o placar aos dez minutos do segundo tempo. A partida seguiu equilibrada até o final. Para piorar, Gustavo Henrique fez falta a centímetros da linha da grande área e foi expulso. Na cobrança, Diego Alves salvou o Flamengo. Ceni seguiu para ser campeão brasileiro.
Renato Gaúcho – Flamengo 1×3 Fluminense – 23/10/2021
Renato Gaúcho só fez seu primeiro clássico carioca no 26º jogo no comando do Flamengo. O técnico ainda vivia uma lua de mel com a torcida, pois o time vinha de uma série de goleadas e estava classificado para a final da Libertadores.
Mesmo assim, já havia sinais de que algo não estava bem, como a goleada de 4 a 0 para Inter no Maracanâ. No campo, com time misto, o Flamengo não foi páreo para o Fluminense de Marcelo Oliveira. John kennedy brilhou com dois gols. Renê marcou o gol rubro-negro. Quatro dias depois, também no Maracanã, veio o desastre com a derrota por 3 a 0 para o Athletico-PR e a eliminação vexatória da Copa do Brasil.
Paulo Sousa – Flamengo 0x1 Fluminense – 06/2/2022
Era apenas o segundo jogo de Paulo Sousa no comando do Flamengo. O português ainda tentava achar a melhor formação para o time rubro-negro. Depois de vencer o Boavista por 3 a 0, veio o primeiro clássico. Infelizmente, veio também a primeira derrota.
No estádio Nilton Santos, o Flamengo foi melhor por quase todo o jogo. Gabigol chegou a marcar no segundo tempo, mas o VAR anulou por impedimento. No final, como em vários jogos entre Flamengo e Fluminense nos últimos anos, o tricolor achou um gol. Dessa vez, John Arias marcou. Paulo Sousa jamais convenceu a torcida e foi demitido em junho de 2022.
Dorival Júnior – Flamengo 1×0 Botafogo – 28/08/2022
Sabemos que Dorival Júnior teve duas outras passagens pelo Flamengo, mas para esta matéria vamos contar o primeiro clássico carioca da passagem mais recente. Em 2022, o treinador assumiu em junho como um verdadeiro bombeiro e entregou o time campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.
O primeiro clássico carioca de Dorival aconteceu já depois dele ter acertado o time. Era o 22º jogo do técnico no comando do Flamengo. O Rubro-Negro já estava classificado para a semifinal da Libertadores e com vantagem nas semifinais da Copa do Brasil.
Em campo, no Engenhão, Arturo Vidal marcou para garantir a vitória do time misto . Três dias depois, o Mais Querido atingiu o auge da performance com Dorival Júnior ao golear o Velez Sarsfield por 4 a 0 em Buenos Aiures e praticamente garantir vaga na final da Libertadores.