Vitor Pereira é o técnico do Flamengo para 2023 e deve ser apresentado nesta segunda-feira (2). A demora aconteceu por conta do contrato que o treinador tinha com o Corinthians até o dia 31 de dezembro, bem como Dorival Júnior no Flamengo. O português é mais um personagem controverso e envolvido numa série de polêmicas, perfil característico dos técnicos lusitanos, como pudemos conferir com Jorge Jesus em 2019.
Sua personalidade é forte e até explosiva, assim como era do técnico campeão brasileiro e da Libertadores em 2019. O técnico tem uma lista de polêmicas em sua história como treinador. No Corinthians, Vitor Pereira seguiu acumulando polêmicas, mas antes disso, o português já havia mostrado seu temperamento difícil. Relembre alguns episódios.
Período pré-Corinthians de Vitor Pereira
Incitação ao ódio em clássico na Grécia
Antes de vir ao Brasil, uma das principais polêmicas aconteceu na Grécia, onde o português treinou o Olympiakos. Vitor Pereira provocou os torcedores rivais do Panathinaikos durante um clássico local, fazendo gestor obscenos. As atitudes do técnico causaram alvoroço e incitaram o ódio dos rivais, que invadiram o campo e deram início a uma confusão generalizada. Houve confronto com a polícia e Vitor Pereira foi julgado e condenado a oito meses de pena suspensa. Na Grécia, isso acontece quando a multa é pouco diante do crime que o indivíduo cometeu, mas uma prisão também seria demais. O técnico foi submetido a cumprir obrigações em vigilância. Veja os ocorridos:
Vitor Pereira quase deixou coletiva na Arábia por discussão com assessor
Enquanto técnico do Al Ahli, Vitor Pereira falou mal de alguns de seus jogadores e o assessor de imprensa árabe pediu para que o português falasse apenas sobre futebol e não criticasse os atletas do clube. O treinador entendeu como uma forma de censura e ameaçou deixar a coletiva alegando que pode falar o que bem entender. No fim, os dois se entenderam, mas ainda com Vitor irritado, que decidiu permanecer. O caso é um dos mais famosos envolvendo o treinador.
Discussão com Hulk
Em um jogo importante na Champions da Ásia, Vitor Pereira, enquanto técnico do Shanghai, tirou Hulk do time perdendo por 1 a 0 para o Yokohama Marinos. O atacante brasileiro saiu irritando, gesticulando e batendo boca com Vitor Pereira. O jogador foi direto para o vestiário e não cumprimentou o português. Hulk chegou a falar sobre o assunto alguns anos depois:
“O Vitor me treinou no Porto e fui capitão sob o seu comando. A mesma coisa na China e foi muito bacana. Sempre o respeitei. Desejo o melhor para a vida dele. Mas é um cara que, no nosso fim de vínculo, não foi bacana. Não achei que foi correto comigo em algumas coisas”, disse.
Técnico repetiu a dose no Porto e no Fenerbahçe
O novo técnico do Flamengo fez coisa parecida em Portugal e na Turquia. No Porto, o treinador barrou James Rodríguez de um jogo das oitavas de final da Champions League contra o Málaga. Como resultado, o time foi eliminado, irritando ainda mais os fãs da equipe.
Leia Mais: Vítor Pereira colocou Jorge Jesus ‘no chinelo’ e o deixou de joelhos
Quem também não ficou feliz com Vitor Pereira foi Ozil, que foi substituído em uma partida do Fenerbahçe e saiu irritado, discutindo com o técnico. Por isso, o alemão foi barrado dos cinco jogos seguintes, que eram os últimos da temporada. No mesmo dia, o lusitano discutiu com um torcedor que pediu para que ele mudasse o esquema e mandou o turco calar a boca.
O novo técnico do Flamengo também somou polêmicas em São Paulo
Polêmica com Róger Guedes
Como técnico do Corinthians, a experiência não foi nada diferente. Dos problemas com jogadores, o ‘premiado’ da vez foi Róger Guedes. Desde o início da temporada, Vitor praticava rodízio na equipe titular, o que desagradou o atacante, que também não estava feliz com seu posicionamento de centroavante, já que prefere jogar aberto pela esquerda. Mas a situação piorou na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. O jogador deixou o time aos 23 minutos do segundo tempo e esbravejou: ‘Todo jogo’. Ele argumentou após a derrota que se considera ‘essencial para o time’.
Vitor Pereira esquentou as coletivas de imprensa corintianas
Se seguir o modelo que foi em São Paulo, os rubro-negros devem viver dias quentes nas coletivas de imprensa do novo técnico do Flamengo. Diversas polêmicas saíram das perguntas dos jornalistas e acabaram em discussão com o estrangeiro. Ao ser perguntado por um jornalista, em tom de brincadeira, sobre quem mandava em sua casa, Vitor disparou:
“Como sou mais educado do que o senhor, não vou responder. Percebe? Os meus pais me deram educação, e não vou responder. É mal-educado. É um assunto que não tem a ver com o futebol. Não respondo nenhuma palavra. O respeito que teve por mim é o respeito que tenho por você”, disse.
Sobre a polêmica com Róger Guedes, Vitor havia dito que ele ‘não treina o Liverpool’, no sentido de não entender o estrelismo de certos jogadores. Tendo que voltar ao assunto após uma pergunta, Vitor explicou: “Se me perguntar, eu queria treinar o Liverpool, com todo respeito que tenho ao Corinthians. Aqui não é o que queremos, no meu conceito, em termos de jogo, não é o que queremos, é o que a equipe precisa. Às vezes a equipe precisa do Róger na esquerda, em outras é dele no meio, ou na direita”.
Outro episódio foi quando Vitor foi perguntado sobre o medo de uma possível demissão. Mas o treinador soou até arrogante para alguns ao falar sobre sua conta bancária.
“Você deve estar a brincar comigo, cara. Deve estar a brincar comigo com essa pergunta. Eu, nesta fase da minha vida, da minha carreira, ter medo de perder emprego? Sabe quanto dinheiro eu tenho no banco, amigo? Eu tenho a vida estabilizada, não preciso… Estou aqui no Corinthians, vou embora quando quiser. Isso sobre sair passa ao lado”, disse, muito irritado.
A saída do clube paulista para fechar com o Mais Querido
A última das polêmicas é talvez a mais conhecida entre os rubro-negros, já que envolveu diretamente o Mengão. Isso porque Vitor Pereira anunciou que não renovaria com o Corinthians por conta do estado de saúde de sua sogra. No entanto, após a declaração, o treinador acertou sua ida ao Flamengo e irritou os corintianos.
O presidente Duílio Monteiro, por exemplo, chamou Vitor Pereira de mentiroso: “Foi um profissional que mentiu. O Flamengo contratou ou ainda não. Não sei de verdade. Não cabe a mim se preocupar com isso.” Além disso, Duílio ainda comentou a relação com o Flamengo e tirou qualquer responsabilidade do clube carioca: “Em relação ao Flamengo, é isso. O Flamengo viu que o profissional anunciou que não continuaria o trabalho e foi atrás do treinador que eles escolheram. Não tem nenhum problema nisso”, finalizou.