Nesta terça-feira (25), o Real Madrid de Vinícius Júnior perdeu para o Girona por 4 a 2, pelo Campeonato Espanhol. Revelado pelo Flamengo, Vini teve grande atuação e marcou um gol, mas não evitou a derrota da equipe. Contudo, ofensas racistas dos torcedores do Girona em direção de Vinícius mancharam o que seria uma bela vitória.
Depois de marcar o primeiro gol do Real Madrid na partida, Vinícius escutou os torcedores do time adversários gritarem “mono”, que significa macaco em português. A partir deste momento, todas vez que o Garoto do Ninho tocava na bola escutava vaias e ofensas.
Leia mais: Governo do RJ renova permissão de uso do Maracanã com Flamengo e Fluminense
Logo depois do apito final, uma página brasileira questionou a atuação dos árbitros do jogo. Isso porque Vini estava no chão após sofrer falta, recebeu bolada do adversário e, ao reclamar, foi punido com cartão amarelo.
Provavelmente frustrado com a atuação dos responsáveis pelo jogo diante constantes ataques racistas, Vinícius ironizou LaLiga, liga organizadora do Campeonato Espanhol, em suas redes sociais. O atleta respondeu a postagem da página brasileira e deu a entender que os árbitros atuam desta maneira pois são filiados à LaLiga.
Vinícius Júnior cobrou La Liga em outras oportunidades
Ainda em 2022, o ex-jogador do Flamengo cobrou a LaLiga publicamente pela primeira vez. Em suas redes sociais, Vini postou: “Os racistas seguem indo aos estádios e assistindo ao maior clube do mundo de perto e a @LaLiga segue sem fazer nada… Seguirei de cabeça erguida e comemorando as minhas vitórias e do Madrid. No final a culpa é MINHA.”
Em resposta, a Liga espanhola afirmou que seria mais rígida em relação aos casos de racismo e criou comissão especial para acompanhar os jogos no estádio. Torcedores do Valladolid e do Mallorca receberam punições por ataques racistas.
Contudo, os casos não diminuíram com o passar do tempo e nenhum outro torcedor recebeu a mesma punição. Assim, Vini volta a cobrar a Liga por uma posição firme em relação aos racistas que frequentam estádios e se sentem cada vez mais confortáveis para serem preconceituosos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã