O zagueiro Rodrigo Caio não tinha boas recordações do Corinthians. Até hoje.
Em 2017, o zagueiro campeão olímpico viu sua carreira no São Paulo, clube que o revelou, entrar em declínio após se acusar num lance em que o árbitro tinha marcado incorretamente falta do atacante corintiano Jô no goleiro são-paulino e punido o jogador com o cartão amarelo. Após Rodrigo Caio explicar pro juiz que quem havia atingido o goleiro na realidade tinha sido ele, o árbitro reverteu o cartão, que causaria a suspensão de Jô para o jogo da volta da semifinal do Campeonato Paulista. Liberado para jogar, o atacante do Corinthians marcou o gol do empate por 1×1 que confirmou a ida do time alvinegro para a final do Paulista e a eliminação do São Paulo.
Elogiada pela imprensa e pelos adversários, a atitude de Rodrigo Caio não foi bem recebida nem pelos colegas nem pelos torcedores. Após o incidente, ele perdeu gradualmente espaço até virar reserva, e acabou vendido ao Flamengo no fim do ano passado.
Em menos de seis meses no Flamengo, a situação atual de Rodrigo Caio é muito diferente. O zagueiro tem moral com a torcida e teve cogitada sua convocação para a Copa América, que acabou não acontecendo. Melhor para o Flamengo: na noite desta terça-feira, coube ao zagueiro marcar o gol da vitória por 1×0 contra o Corinthians, justamente o clube contra o qual havia marcado negativamente em sua passagem pelo São Paulo. O resultado confirmou a classificação do Flamengo para as quartas de final da Copa do Brasil.
Foi a segunda vez em dez dias que Rodrigo Caio decidiu um jogo para o Flamengo — contra o Athletico-PR ele havia marcado de cabeça nos acréscimos o gol da virada por 3×2 em jogo do Campeonato Brasileiro. O zagueiro já marcou três vezes com a camisa rubro-negra — fez também um gol contra o Boavista no Campeonato Carioca.
A atuação do zagueiro rendeu fortes elogios do comentarista do Sportv Lédio Carmona:
— Qual o zagueiro brasileiro atuando no Brasil que está jogando atualmente mais que o Rodrigo Caio? Nenhum. Eu acho que ninguém está jogando mais que o Rodrigo Caio, com todo respeito ao Dedé, com todo respeito ao Geromel, não vejo. Neste momento, não estou dizendo que ele é melhor do que os outros. Neste momento ninguém está jogando mais do que ele.
O comentarista ainda brincou que o zagueiro já garantiu crédito para o restante da temporada com as boas atuações e os gols que fez até aqui.
— O Rodrigo Caio tem que fazer muita bobagem ao longo da temporada para perder o lastro que ele tem atualmente com a torcida do Flamengo. Ele fez uma gordura boa….
O técnico interino do Flamengo, Marcelo Fera, também encheu o zagueiro de elogios:
— Eu vejo o Rodrigo Caio hoje não sei se como o melhor, mas um dos melhores zagueiros do Brasil. Eu vejo o Rodrigo num nível muito alto. Quem conhece o Rodrigo do dia a dia sabe o profissional que o Rodrigo é, as características dele atendem muito ao que eu penso e agradam muito ao nosso torcedor. Ele rapidamente se identificou com nosso clube, parece que ele joga há dez anos no Flamengo já. É um cara simples, trabalhador, e eu tenho certeza que ele rapidamente vai retornar à seleção pela qualidade que ele tem.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã