O Vasco entrou com um processo na Justiça contra o Governo do Rio de Janeiro para concorrer ao próximo Termo de Permissão de Uso (TPU) do Maracanã. A intenção é impedir nova renovação automática com Flamengo e Fluminense e forçar concorrência pela administração provisória do estádio.
O atual TPU da dupla Fla-Flu se encerra no dia 23 de outubro e o Governo já sinalizou com extensão por mais 180 dias. Será a décima renovação automática desde abril de 2019, quando assumiram a administração. A justificativa costuma ser “situação emergencial”, mas o Vasco contesta o argumento.
Leia mais: Joanna de Assis dá nova notícia sobre Flamengo e Bruno Henrique
O rival do Mengão também acionou a Justiça às vésperas do encerramento do último TPU, em abril. Na ocasião, a Casa Civil negou o pedido por falta de tempo hábil para abertura de concorrência, já que o processo de chamamento público precisa de convocação com no mínimo 30 dias de antecedência.
Por outro lado, o Vasco lembra de recomendação do Tribunal de Contas do Estado após a última renovação. O TCE afirmou que o atual Termo de Permissão de Uso deveria ser o último antes da definição do vencedor da licitação, que ainda não tem prazo para ocorrer. A recomendação para o Governo do Rio é de promover licitação simplificada, assim como fez em 2019 com a dupla Fla-Flu.
Processo de licitação do Maracanã
Promessa do Governo do Rio de Janeiro há décadas, o processo iniciou ainda em 2022. Contudo, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro encontrou irregularidades e congelou a licitação por 10 meses. Somente em agosto deste ano o edital foi aprovado e o TCE autorizou a retomada do processo.
Cláudio Castro, governador do Rio, emitiu decreto para nomear cinco membros para a Comissão Técnica, que tem “objetivo de elaborar os Estudos Técnicos, o Edital de Licitação e avaliar as propostas”. Além disso, outros três membros formam a Comissão Especial de Licitação, que irá “dirigir e julgar a licitação na modalidade de concorrência pública”.
No entanto, os interessados em concorrer à administração ainda não receberam autorização para enviarem as propostas e o processo não tem prazo para definição. A tendência é que a concessão acabe apenas em 2024.
Flamengo e Fluminense já manifestaram que irão manter a dupla para disputar a concessão. Já o Vasco sinaliza consócio com as empresas WTorre e Legends para entrar na concorrência. Gestores do Mané Garrincha, Arena BSB também deve participar e aguarda permissão para o envio de proposta.
Vasco envia ofício ao Governo do Rio para mandar jogos no Maracanã
Com o Termo de Permissão de Uso chegando ao fim, o Vasco enviou pedido diretamente ao Governo para disputar dois jogos no Maracanã como mandante. O clube pretende enfrentar Botafogo e Corinthians, pela 32ª e 36ª rodadas do Brasileirão, que serão em novembro.
Na rodada 36, que será entre os dias 24 e 25, o Flamengo será mandante contra o Atlético-MG. Ou seja, o Vasco pretende garantir o direito de jogar no Maracanã antes da confirmação das datas e, dessa forma, o Fla poderia ser prejudicado.
Flamengo e Fluminense costumam negar os pedidos do Vasco para mandar jogos no estádio. Neste ano, a dupla sofreu três derrotas na Justiça e teve que liberar o estádio para o rival. Como resultado, o estádio passou 20 dias paralisado para tratamento do gramado após partida entre Vasco e Atlético-MG.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã