
Alguns hobbies tive na vida, mas nenhum deles se aproxima do misto de emoções proporcionado pelo Flamengo. Aliás, nem mesmo podem ser comparados, pois ser Flamengo não é hobby, mas cumprimento de missão.
Dentre os primeiros brinquedos, lá estava o ursinho rubro-negro. Entre as primeiras roupas, sua camisa se fez segunda pele. Entre os endereços da vida, o Maracanã é casa imutável.
Leia mais: Será que no céu tem Flamengo? Valeu demais, Aruan
Com a bola no pé, ainda menino, sonhei em ser Zico. Quando a tive nas mãos para fazer escolhas, arremessei com convicção, disposto a repetir Marcelinho na mais bela cesta de três. Se a vida trouxe obstáculos, saltei como Rebeca Andrade. E quem é que nunca precisou remar para alcançar um objetivo?
Pode-se concluir que o torcedor rubro-negro é um ser obstinado por natureza. Uma vez desafiado, parece querer provar — não aos outros, mas a ele mesmo — que o seu clube é capaz. E não só acredita, como participa do processo, sendo ele próprio — o torcedor — um a mais dentro do campo, da quadra ou da água. Daí a explicação para tantos títulos “fáceis” perdidos, por excesso de confiança, e tantas façanhas inigualáveis protagonizadas.
Um dia, quando contarem a história do esporte mundial, não poderão ignorar o Flamengo. Nem mesmo se os autores da obra forem tricolores, vascaínos ou botafoguenses. Afinal, quem mais do que o Flamengo povoa a mente dos torcedores rivais, causando um misto de raiva, inveja e — quiçá — admiração oculta? Se todo brasileiro não foi Flamengo por um dia, como declarou Nelson Rodrigues, ao menos desejou ser.
Felizes de nós, rubro-negros, por termos o Mais Querido para chamar de nosso. Pudesse voltar ao momento do parto, não chorava; gritava “Mengo!”.
Matheus Berriel, 27 anos, é jornalista. Ex-repórter do site SF Notícias, foi também diretor do projeto iFlamengoNews. Atualmente, é editor de Esporte e Cultura do jornal Folha da Manhã e do portal Folha 1, de Campos dos Goytacazes/RJ, além de administrador do projeto Flamengo em Tudo (continuação do iFlamengoNews).
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã