Waldemar de Brito, uma das grandes contratações para o ataque do Flamengo na década de 30, completaria 109 anos nesta terça-feira (17). Waldemar faleceu no dia 21 de fevereiro de 1979. Nas redes sociais, o Mais Querido homenageou o ex-atacante para agradecer os grandes momentos proporcionados pelo jogador na Gávea.
“Hoje seria aniversário do nosso ex-atacante Waldemar de Brito. Ele foi uma das grandes contratações do Mengão na década de 30 e, com o Manto Sagrado, marcou 35 gols em 61 jogos. Obrigado, artilheiro. #CRF”.
Leia mais: Campeão mundial pelo Flamengo, Adílio completa 66 anos e recebe homenagem
No Flamengo, o ex-atacante ficou entre 1937 e 1939, segundo o Almanaque do Flamengo, de Roberto Assaf e Clóvis Martins. Em números, jogou 61 partidas com 35 gols marcados, além de 34 vitórias.
Além do Flamengo, Waldemar representou o Brasil. Segundo o livro “Seleção Brasileira: 90 Anos”, de Antônio Carlos Napoleão e Roberto Assaf, Waldemar foi convocado para o Brasil no ano de 1934. No total, participou de 17 jogos, com oito vitórias, cinco empates, quatro derrotas e 20 gols marcados. Inclusive, participou da Copa do Mundo daquele ano.
Em outros clubes, Waldemar justificou o seu papel no ataque, pois marcou 84 gols em 79 jogos na sua passagem pelo São Paulo. Após grande passagem pelo tricolor, o jogador chegou à Gávea.
Depois de encerrar a carreira nos gramados, Waldemar passou a atuar como treinador de futebol. Nessa ocasião, como treinador do time BAC, em Bauru, foi responsável por revelar um certo jogador chamado Dico, que posteriormente, em Santos, se consagraria com outro apelido mais popular: Pelé.