Dos torcedores do Flamengo foram punidos com uso de tornozeleira eletrônica por exibirem faixa com os dizerem “Morte aos torturadores de 64” no Maracanã. O fato aconteceu durante a primeira partida da final do Campeonato Carioca, no dia 1º de abril.
Nesta quarta-feira (19), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) divulgou nota para esclarecer sua versão do acontecimento. De acordo com a nota, não foi possível identificar o que estava escrito na faixa. Houve dúvida se seria “Morte aos tricolores” ou “Morte aos torturadores”.
Leia também: Flamengo e clubes brasileiros emitem nota oficial sobre Lei Geral do Esporte
Além disso, o Tribunal afirma que os torcedores são integrantes da Torcida Jovem, que está banida dos estádios. No entanto, segundo o portal GE, os dois negam participação em torcidas organizadas.
“De acordo com a denúncia, os detidos pertenceriam à Torcida Jovem, que está banida dos estádios, e criaram tumulto ao levantar a faixa, em que estaria escrito “Morte aos Tricolores” ou “Morte aos Torturadores”. Segundo os autos, os dizeres da faixa não ficaram esclarecidos no ato da detenção pela Polícia Militar. Tanto que a apresentação dos acusados ao plantão do Juizado do Torcedor, no Maracanã, se deu pelo fato de terem causado tumulto no meio da torcida Urubuzada e também porque a Torcida Jovem está proibida de frequentar eventos esportivos”, diz uma parte da nota oficial.
OAB repudia punição a torcedores do Flamengo
Logo após a final do Carioca, aconteceu uma audiência e os rubro-negros receberam proposta para encerrar o caso: R$ 300 em multa, não frequentar jogos do Flamengo até 31 de dezembro deste ano e utilizar tornozeleira eletrônica.
A Comissão de Direitos Humanos da OAB fará a defesa dos torcedores e apresentou pedido de habeas corpus ao TJ-RJ e ao STJ-RJ. A OAB pede a retirada das tornozeleiras eletrônicas e afirma que aconteceu uma “antecipação” de uma condenação penal. A próxima audiência do caso será no dia 10 de maio.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã