Os torcedores equatorianos estarão aguardando ansiosamente a edição de 2022 da Copa do Mundo no Qatar, mas terão que esperar mais alguns meses antes de ver sua seleção participar da competição pela quarta vez, já que o torneio deste ano foi transferido para os meses de inverno devido às temperaturas extremas no Oriente Médio durante o período de verão do Hemisfério Norte.
La Tri conseguiu sair da fase de grupos em apenas uma de suas três tentativas anteriores, chegando às oitavas de final na Alemanha em 2006, e aqueles que apostaram online certamente não estarão prevendo que irão muito longe novamente no Catar este ano – especialmente com o vencedor da Copa das Nações da Holanda e da Copa da África, o Senegal, ambos dispostos a disputar os dois primeiros lugares do Grupo A.
Mas não descartamos os homens de Gustavo Alfaro por enquanto. Eles provaram ser uma unidade difícil de ser batida nas eliminatórias, mantendo-se no empate contra o Brasil e a Argentina, pois roubaram do Peru o lugar automático final no Qatar – que recentemente perdeu a final intercontinental para a Austrália, excluindo-os de uma viagem ao Oriente Médio.
Assim, ao se prepararem para a Copa do Mundo, leiam ao mesmo tempo em que damos uma olhada em três jogadores que poderiam fazer a diferença para o Qatar na competição deste ano.
Alexander Domínguez
O veterano goleiro Alexander Domínguez teve que lutar por seu lugar como o goleiro número um do Equador nos últimos anos, com Hernán Galíndez e Moisés Ramírez de 21 anos oferecendo alguma competição no gol. Mas com a aproximação da Copa do Mundo, o jogador de 35 anos parece ter pregado aquela camisa número um e com razão.
O goleiro do Deportes Tolima fez 65 partidas pela La Tri na última década, mantendo 25 folhas limpas e sofrendo apenas 68 gols. Ele começou pelo Equador nos três amistosos internacionais recentes, mantendo um lençol limpo em cada jogo, enquanto também usava a braçadeira de capitão. A experiência de Domínguez será fundamental dentro e fora dos gramados no Qatar.
Piero Hincapié
Ele pode ter apenas 20 anos de idade, mas Piero Hincapié está muito rapidamente fazendo um nome para si mesmo. Ele foi notado pela primeira vez em um palco global por suas atuações na Copa América de 2021, ajudando o Equador a chegar às quartas de final, o que lhe rendeu uma mudança do Talleres para o Bayer Leverkusen da Bundesliga alemã – onde ele desfrutou de uma boa primeira temporada, aparecendo 27 vezes ao terminar em terceiro lugar na liga.
Raramente Hincapié não está entre os 11 titulares de Alfaro, fazendo sete partidas consecutivas este ano depois de participar de todas as quatro últimas eliminatórias do Equador para a Copa do Mundo e dos três amistosos recentes.
Ele certamente será testado no Qatar, com jogadores como Memphis Depay e Sadio Mané para mantê-lo de pé, mas será uma boa experiência para ele nesta fase de sua carreira.
Enner Valencia
Enquanto Alfaro construiu sua equipe para uma unidade defensiva, e os jogadores como Pervis Estupiñán e Byron Castillo são uma parte chave disso ao lado de Hincapié, se eles quiserem ter uma Copa do Mundo de sucesso, eles vão precisar marcar gols também – o que é algo que eles não fizeram muito recentemente, administrando apenas seis gols em suas últimas sete partidas.
O capitão do La Tri, Enner Valencia, é o homem com quem eles precisarão contar para os gols, com 35 gols em 71 jogos para seu país, e ele precisará encontrar uma forma semelhante à da Copa do Mundo de 2014, quando marcou três vezes em três jogos, se o Equador tiver alguma chance de sair de seu difícil grupo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã