As Torcidas Organizadas do Flamengo e do Rio de Janeiro estão unidas por um propósito: a anistia das torcidas. Por isso, representantes de torcidas dos quatro grande do estado se juntaram no canal Oh Meu Mengão no último dia 12 de setembro para discutir o assunto. O tema vem sendo propósito principal dos torcedores organizados, que enfim conhecerão o final da história na quinta-feira (22).
A votação da PL 6118/22 acontece na Alerj. O projeto prevê anistia para todas as Torcidas Organizadas punidas no Rio de Janeiro. Além disso, as punições passam a ser para o CPF e não ao CNPJ. Dessa forma, as penalizações vão para o torcedor infrator e não mais para as torcidas, como vem acontecendo.
Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo
Em resenha na última terça-feira (20), o canal Oh Meu Mengão trouxe algumas entrevistas direto da audiência pública, que aconteceu no dia 13 de setembro. O presidente da Força Jovem do Vasco se surpreendeu com o clima.
“Eu achei muito válida. Achei que fosse chegar aqui com uma receptividade agressiva do MP, do BEPE. Mas o que a gente bate na tecla é a mudança da punição do CNPJ para o CPF, que identifique o agressor. E anistia. Tem punições que a gente sofre que nem é da Força Jovem. Temos punições que correspondem a Botafogo e Flamengo. Sendo identificado o torcedor, vamos procurar no cadastro e punir”, explica.
Anderson Macula, da Raça Rubro-Negra, quer voltar para as arquibancadas do Flamengo
Anderson Macula, presidente da Raça Rubro-Negra, também comentou sobre a PL e quer que as torcidas voltem para os estádios.
“Audiência perfeita, local de democracia. Abriram espaço para uma pauta tão importante que é a anistia e a volta das torcidas. Todo mundo entende que tem que punir o individual. Assim a gente espera voltar para a arquibancada, porque faixa, bandeira e instrumento não brigam com ninguém. Quinta-feira é a votação. Essa votação, os deputados em sua maioria, vão votar a favor para voltarmos para a arquibancada”, diz o presidente da Raça.
Torcedores se mobilizam por causa das Torcidas Organizadas
No Twitter, existem movimentos apoiando a causa das Torcidas Organizadas. O torcedor João Holanda, por exemplo, publicou pedindo para que os torcedores vão até os perfis dos políticos que participarão da votação da PL. Além disso, ele cede os nomes dos deputados estaduais, para que as pessoas comentem pedindo para que o voto seja favorável.
Veja última resenha do canal Oh Meu Mengão antes da votação: