De casa, o Flamengo irá acompanhar a final da Libertadores entre o Fluminense, um dos seus maiores rivais, e o Boca Juniors, da Argentina. O palco do duelo será a casa rubro-negra: o Maracanã. Porém, antes que deixe de ser o atual campeão continental, o Mais Querido pode aproveitar a partida para buscar possíveis reforços para 2024.
Nesse sentido, o MRN preparou uma lista de nomes que seriam ótimos reforços para o elenco do Flamengo pensando no contexto atual de carências que o grupo tem. Alguns deles, é verdade, soam bastante difíceis, mas na realidade do futebol e com a atratividade e poderio financeiro do Mengão, nada é impossível.
Leia também: Oscar vem? Veja reforços especulados para o Flamengo em 2024
Nino
A começar pelo zagueiro do Fluminense. Nino tem 26 anos, 1,88 m e uma qualidade técnica interessante para um atleta da posição. Por isso, não por acaso, ganhou notoriedade dentro do estilo proposto por Fernando Diniz. Atualmente, no entanto, é capitão dos rivais do Flamengo, o que dificulta ainda mais que ele seja uma opção.
O setor defensivo rubro-negro deve ser um dos grandes alvos de reformulação para 2024 e, portanto, o clube buscará novas adições para a posição. Nino tem contrato até dezembro de 2024, ou seja, no meio do próximo ano estará disponível para assinar um pré-contrato com qualquer equipe do mundo.
Luis Advíncula
Experiente lateral-direito do Boca Juniors, Advíncula também tem lugar cativo na seleção peruana. Atualmente com 33 anos, lembra bastante o estilo de Rodinei com a bola nos pés, mas sendo levemente melhor na parte defensiva, especialmente na bola aérea por ter boa estatura.
Também tem contrato até dezembro de 2024 e está avaliado em 1,2 milhão de euros, um valor realista até para o caso de o Flamengo querer comprá-lo já no início do ano. Atualmente o clube conta com Wesley, Matheuzinho e Varela, e um nome com mais experiência para a função não seria absurdo.
Valentín Barco
Lateral-esquerdo que chocou o país com ótimas atuações contra o Palmeiras, na semifinal da Libertadores, Barco é cobiçado por grandes da Europa, mas nada concreto chegou até ele. Em relação a seguir na Argentina, o Brasil talvez fosse um mercado ainda mais atrativo, onde poderia ganhar um salário bem maior e se valorizar ainda mais.
Do lado do Flamengo, a posição deve sofrer mudanças, já que a não renovação de Filipe Luís é bastante possível e o clube só tem Ayrton Lucas no elenco principal. Barco tem contrato até o fim de 2024 e está avaliado em 10 milhões de euros. Contudo, com a proximidade do fim do seu contrato, é possível que o Boca Juniors diminua a pedida pelo atleta.
Ezequiel Fernández
Da escola de grandes volantes que é o Boca Juniors, Ezequiel Fernández, de 21 anos, é mais uma das joias xeneize cobiçadas na Europa. O volante é ótimo no um pra um, com bons números de desarmes e bolas recuperadas, seja na Libertadores ou no Campeonato Argentino. Com a bola no pé vai bem nos passes curtos e bolas longas.
Avaliado em 7 milhões de euros pelo Transfermarkt, ele tem contrato até dezembro de 2025 e seria o nome que o Flamengo tanto busca para tapar a lacuna deixada por João Gomes.
Cristian Medina
Comparado a nomes como Fernando Gago, Banega e tendo impressionado até Riquelme, Cristian Medina é um meia-central de técnica bastante refinada. Seria daqueles reforços que daria retorno esportivo, se valorizaria e certamente poderia ser vendido por cifras ainda maiores. Gastar um pouco mais nesse talento seria uma espécie de correção de erro como a que o Flamengo cometeu ao ignorar Enzo Fernández.
Medina está avaliado em 8,5 milhões de euros e renovou seu contrato com o Boca Juniors em agosto passado, com o vínculo se encerrando somente em dezembro de 2027.
Jhon Arias
Polivalente meia do Fluminense, Arias é um dos grandes destaques da equipe tanto nas competições nacionais, quanto na Libertadores. Veloz, ágil, criativo e também com bom número de desarmes, seria um reserva perfeito para Arrascaeta.
Com recém completados 26 anos, ele tem contrato até agosto de 2026 e está avaliado em 8 milhões de euros pelo Transfermarkt.
Bônus surreal
Todos os nomes da lista são de reforços pensados nas carências do Flamengo, como já supracitado, e seriam negociações difíceis. Por isso deixamos como bônus o André, volante do Fluminense e, para muitos, o melhor em atividade no Brasil. Ele seria um grande reforço tanto para o Flamengo, como para qualquer outro clube do continente, o que não pode ser ignorado.
Contudo, sua identificação com o segundo maior campeão carioca é enorme e, além disso, ele está a poucos meses de um provável grande contrato na Europa.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã