Nesta quinta-feira (10), Flamengo e Olimpia se enfrentam pela segunda partida das oitavas de final da Libertadores. Antes do confronto, o clube paraguaio emitiu comunicado pedindo que seus torcedores não cometam racismo contra os rubro-negros. No entanto, a torcida lotou os comentários da publicação com manifestações racistas.
Os atos racistas contra brasileiros em jogos de competições da Conmebol estão em crescente com o passar dos anos e a entidade segue aplicando punições brandas, quando pune. Nesta temporada, por exemplo, o Racing recebeu multa de apenas R$ 500 mil por caso de racismo em jogo contra o Fla, sem punição de mando de campo ou portões fechados.
Leia mais: Torcedor do Olimpia tem nome em homenagem a Zico e lembra presente de Bruno Henrique
Vale destacar que, na últimas vez que Flamengo e Olimpia se enfrentaram, pelas quartas de final da Libertadores 2021, Gabigol denunciou que foi alvo de racismo durante o jogo. O atacante rubro-negro também criticou a Conmebol, ao afirmar que a entidade “passa um pano”.
“Eu sofri também. Depois do jogo, tive que dar coletiva, atravessei o campo e discuti com o cara da Conmebol. Eles falaram que iam denunciar e não aconteceria mais. É muito ruim. Sabemos que eles acabam passando um pano e segue o jogo, mas sempre acho que isso não é certo. Espero que tomem uma decisão importante sobre isso, porque não é certo”
Torcedores do Flamengo sofrem racismo em shopping no Paraguai
Além da Conmebol, muitos países sul-americanos não possuem leis claras e duras para punir o racismo. Dessa forma, os torcedores adversários se organizam para cometerem atos racistas e se vangloriam na sequência.
Nesta quinta, horas antes de Flamengo x Olimpia, torcedores do Flamengo estavam em shopping no Paraguai e acusam homem de imitar um “macaco”. O homem correu para saída do shopping e, ao invés de detê-lo, a segurança do local optou por conter os rubro-negros.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã