O bicampeão Flamengo causa temor nos torcedores adversários. O Rubro-Negro é um dos clubes que as torcidas do continente rezam para não terem que enfrentar na fase de grupos da Libertadores. Pois a sorte não sorriu para Universidade Católica (CHI), Talleres (ARG) e Sporting Cristal (PER). No sorteio realizado nesta sexta-feira (25), os três clubes se juntaram ao Rubro-Negro no Grupo H.
Leia Mais: Torcida do Flamengo avalia grupo do Rubro-Negro na Libertadores
Uma rápida pesquisa nas redes sociais dos três clubes deixa claro que ter o Mais Querido no grupo não é uma boa notícia. Porém, os torcedores de cada clube reagiram como esperado. Os chilenos lembraram a história e se mostraram moderadamente confiantes. Os argentinos, como sempre, partiram para o insulto. E os peruanos se mostraram resignados.
Universidade Católica (CHI)
Rivais conhecidos de primeira fase, os chilenos já cruzaram com o Flamengo em 2002, 2010 e 2017. Infelizmente para os rubro-negros, em duas dessas oportunidades o time carioca não passou de fase. Em 2002, a Católica meteu 3 x 1 de virada no Maracanã. Por outro lado, em 2000, os cariocas golearam a Católica por 4 x 0, no Chile, pela extinta Copa Mercosul. Na Libertadores, foram seis encontros, com 2 vitórias do Flamengo e 4 vitórias dos chilenos.
Talleres (ARG)
Não seriam hinchas argentinos se não tivessem a conhecida arrogância portenha. Os torcedores do time de Córdoba não pouparam provocações ao Rubro-Negro. Não se importaram com a diferença de orçamento, retrospecto e resultados entre os dois clubes, que favorecem enormemente ao Mais Querido. Por outro lado, inexperiente ou não, todo mundo sabe que enfrentar clube argentino na Libertadores nunca é fácil. Essa será a primeira vez que Flamengo e Talleres se encontram na competição. Os dois clubes só jogaram duas vezes, em amistosos em 1961 (Fla 5 x 0) e 1978 (0 x 0).
Sporting Cristal (PER)
Notadamente a quarta força do grupo, o Sporting Cristal entra na Libertadores com pretensões modestas. E os torcedores peruanos sabem disso. No Twitter, os hinchas de Cristal se mostraram resignados com as perspectivas do clube. Os mais otimistas esperam brigar de igual para igual com Talleres e Católica pela segunda vaga do grupo. Todos concordam que o Rubro-Negro está em outro patamar. Na história, Flamengo e Sporting Cristal só se enfrentaram em dois amistosos: Fla 2 x 0 Cristal (1964), Fla 2 x 0 Cristal (1965).
O Flamengo estréia no dia 6 de abril, jogando fora. Veja a tabela da primeira fase:
06/04 – Sporting Cristal x Flamengo
13/04 – Flamengo x Talleres
27/04 – Univ Católica x Flamengo
04/05 – Talleres x Flamengo
18/05 – Flamengo x UnivCatólica
25/05 – Flamengo x Sporting Cristal