Adversário do Flamengo neste domingo (21), o Corinthians não vive boa fase sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. O treinador, que estava sem clube desde 2021, assumiu após a saída de Cuca da equipe paulista. Luxemburgo tem longa história com as cores do Mais Querido. Lateral criado na casa, último treinador a ficar por mais de um ano e já até declarou querer ser presidente do clube.
Luxemburgo, hoje aos 71 anos, tem uma longa bagagem pelo futebol e diversas passagens pelo Flamengo. O atual treinador chegou até mesmo a ser pré-candidato a Senador do Tocantins, no ano passado, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), no qual é filiado. Vanderlei Luxemburgo atuou no Flamengo entre 1971 e 1978, como lateral esquerdo, mas teve como concorrente de posição o Maestro Júnior, considerado um dos maiores laterais da história do Mais Querido. Logo após deixar o Flamengo, jogou ainda por Internacional e Botafogo. Deixou os gramados em 1980 devido à uma lesão no joelho.
Leia também: Corinthians acompanha de perto Reinier, ex-Flamengo, diz portal
Como treinador, Luxemburgo não deu muitas glórias ao Flamengo
Como treinador, é inegável que Luxemburgo tem uma carreira gloriosa. Porém, pelo Flamengo, Luxemburgo não conquistou títulos expressivos e se deu melhor quando enfrentava o clube. Em 1997, o treinador foi campeão do Torneio Rio-São Paulo pelo Santos dentro do Maracanã contra o Flamengo. Em 2003, novamente Luxemburgo se sagrou campeão enfrentando seu clube do coração. Desta vez, comandando o Cruzeiro, o treinador ganhou a Tríplice Coroa pela equipe mineira, ganhando a Copa do Brasil em cima do Flamengo.
Luxemburgo teve 4 passagens pelo Flamengo, com diversas polêmicas entre elas. O treinador, que aliás, foi o último a ficar por mais de um ano no Flamengo, também foi o idealizador do CT Ninho do Urubu e, em fevereiro de 2012, foi demitido após desavenças com Ronaldinho e o vice-presidente de finanças da época, Michel Levy. O desentendimento com o dirigente foi por defender os jogadores que cobravam salários atrasados, enquanto que a confusão com Ronaldinho foi por não gostar da atitude do jogador, que declarou que não entraria em campo por não receber parte dos salários desde agosto de 2011.
Além disso, Luxemburgo já apareceu votando nas eleições do clube. Em 2012, o treinador declarou apoio à Patrícia Amorim, enquanto em 2018 o treinador acreditou no trabalho do atual presidente, Rodolfo Landim. Ainda em 2018, reiterou em entrevista o desejo de ser presidente do clube, mas que ainda não havia ter concluído seu ciclo como treinador. Por fim, o treinador ainda teve desavenças com Romário, tanto quando ambos estavam no Flamengo, como depois da saída de ambos do Mais Querido. Luxemburgo já acabou com uma “noitada” do Baixinho na concentração e admitiu ter errado ao não convocar o atacante para as Olimpíadas de 2000, em Sydney.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã