Zé Roberto, que teve participação fundamental na conquista do hexa, em 2009, marcou dez gols vestindo a camisa do Flamengo
Quando se fala do hexacampeonato brasileiro conquistado em 2009, muitos pensam em Adriano, Petkovic, Ronaldo Angelim, mas poucos lembram de Zé Roberto. O atacante, que chegou no início daquele ano, teve participação direta em jogos decisivos na campanha que terminou da melhor forma possível para a Nação Rubro-Negra.
Zé, nascido no dia 9 de dezembro de 1980 e que atualmente joga no Brasiliense, mesmo já sendo quarentão, estreou em fevereiro, no Campeonato Carioca. Na ocasião, já começou com o pé direito, marcando logo na sua primeira partida pelo Mais Querido. Posteriormente, marcou mais dois gols no mesmo torneio, dois na Copa do Brasil e cinco no Brasileirão.
Relembre, abaixo, como foram todos os dez gols de Zé Roberto pelo Flamengo.
Flamengo 4×1 Mesquita – Taça Guanabara
No dia 4 de fevereiro de 2009, Zé Roberto fazia sua estreia. O Maracanã não contava com um dos seus maiores públicos, longe disso. Mas o baixo número de torcedores não desanimou o atacante. Logo no início da partida, após jogada feita por Willians, pela ponta direita, o cruzamento efetuado pelo volante caiu no pé esquerdo de Zé. Era a sua primeira vez balançando o véu de noiva clássico do Maraca.
Macaé 1×2 Flamengo – Zé Roberto nos minutos finais é um perigo!
No estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, começava a jornada dos gols importantes marcados por Zé Roberto. Em caso de vitória, o Flamengo garantia a vaga para as semifinais da Taça Guanabara. O empate em 1 a 1 perdurou até os 42 minutos do segundo tempo. Momento em que Fábio Luciano fez um cruzamento perfeito na cabeça de Zé, que testou no ângulo esquerdo, sem chances para o goleiro adversário.
Ivinhema 0x5 Flamengo – Copa do Brasil
Como não havia se classificado para a Libertadores daquele ano, o Flamengo precisou jogar a Copa do Brasil desde a sua primeira fase. Na ocasião, viajou até o Mato Grosso do Sul, para encarar o modesto Ivinhema. A tarefa não foi das mais difíceis, a vitória por 5 a 0 veio com tranquilidade. Dois dos cinco gols foram marcados por Zé Roberto, ainda no primeiro tempo.
O primeiro surgiu após bate-rebate dentro da pequena área. Josiel tentou inicialmente, mas a bola rechaçou na zaga. Na sobra, Zé não perdoou. Sete minutos depois, novamente demonstrando muito oportunismo e bom posicionamento, Zé Roberto recebeu passe de Kleberson no lado esquerdo da grande área. Com liberdade, avançou e só deslocou o arqueiro. Com 3 a 0 ao final da primeira etapa, a vitória estava bem encaminhada.
Flamengo 4×0 Resende – Taça Rio
Dias antes de sofrer uma eliminação traumática na semifinal da Taça Rio para esse mesmo adversário, o Flamengo goleou o Resende por 4 a 0 no Engenhão. O segundo gol rubro-negro veio dos pés de Zé Roberto. Na época vivendo uma ótima fase, o lateral-direito Éverton Silva fez excelente jogada pela ponta. O cruzamento passou por Josiel, que furou e morreu nos pés de Zé, que só precisou empurrar a bola para o fundo da rede.
Flamengo 3×0 Santo André – Campeonato Brasileiro
Revanche pela Copa do Brasil de 2004? Talvez. A vitória por 3 a 0 para cima do Santo André marcou o início da arrancada rubro-negra rumo ao hexa. Dali em diante, apenas uma derrota, para o Grêmio Barueri. Aos 47 do segundo tempo, quando o placar já mostrava 2 a 0 para o Flamengo, Petkovic fez jogada monumental. Chegou na área, driblou a marcação e finalizou. Por obra do destino, a bola estourou na trave. Mas sobrou para Zé Roberto, que não desperdiçou.
Flamengo 3×0 Sport – Campeonato Brasileiro
Mais uma vez, Petkovic entregando de bandeja um gol para Zé Roberto. Não foi a primeira vez, nem seria a última. O craque sérvio conduziu a bola pelo meio de campo e achou o atacante, em posição legal, livre pela direita. Com sua perna destra precisa, Zé fuzilou em direção a meta, sem chances para o goleiro oponente. Um belíssimo gol em vitória segura do Mais Querido.
Vitória 3×3 Flamengo – Campeonato Brasileiro
Um jogo maluco. Os mandantes abriram o placar. O Flamengo virou. Os baianos viraram de novo. Isso tudo no primeiro tempo! Mas, se foram cinco gols na primeira etapa, a segunda parecia que não ia ter nenhum. O Mais Querido pressionava, mas não conseguia chegar ao gol.
Até que Bruno Mezenga, jovem revelado na base, deu ótimo passe para Juan. O Marrentinho deu de primeira para Zé Roberto, na segunda trave, marcar, aos 46 minutos. Novamente, no apagar das luzes, Zé salvava o Flamengo.
Flamengo 2×1 São Paulo – Campeonato Brasileiro
Pode não ter sido o gol mais importante daquela campanha. Mas, sem dúvidas, foi o mais marcante. O São Paulo, concorrente direto na briga pelo título, saiu na frente. Petkovic empatou em cavadinha eternizada contra Ceni. E quem foi o responsável pela virada? Ele mesmo. Após passe açucarado de Pet, Zé Roberto, de pé canhoto, deslocou Rogério, fazendo mais de 70 mil flamenguistas explodirem no Maracanã.
Corinthians 0x2 Flamengo – Zé Roberto põe o Flamengo com uma mão na taça
O Flamengo disputava o título contra dois rivais do Corinthians: Palmeiras e São Paulo. Com isso, se criou uma expectativa de que o time paulista poderia “entregar” a vitória para os cariocas. Quem não tinha nada a ver com isso era Zé Roberto. Após receber longo lançamento vindo do campo de defesa, o atacante ganhou na disputa de corpo com Jucilei.
Como a bola se encaminhava mais para o pé esquerdo, que não é o melhor, Zé precisou se virar para bater de direita. Foi de biquinho nela, ao melhor estilo Ronaldo Fenômeno. O Flamengo fazia 1 a 0, na partida que terminaria com vitória por 2 a 0. Liderança rubro-negra e hexa conquistado na rodada seguinte contra o Grêmio.
Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Divulgação
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã