A disputa pelo título da Taça Guanabara (primeiro lugar na fase classificatória) pode ganhar um novo capítulo. Isto porque o procurador-geral do TJD-RJ, André Valentim, entrou com um pedido de medida cautelar no tribunal que pode acabar beneficiando Flamengo e Vasco.
De acordo com Valentim, o caso de racismo envolvendo o atacante Gabigol no clássico contra o Fluminense ainda está em andamento. Caso tenha imagens que comprovem o episódio, o clube das Laranjeiras poderia perder três pontos. Ou seja, voltaria a ter 21, contra 20 e 19 de Flamengo e Vasco, respectivamente. A ação foi tomada na noite da última quinta (3).
“O Fluminense está sendo denunciado e pode perder até três pontos. Caso perca, Flamengo e Vasco estariam no páreo. Dei entrada hoje (quinta) e estou esperando o despacho para suspender a homologação caso o Fluminense vença a partida. Se entregar a taça agora, como vai tirar depois? Está na mão da presidente (do TJD)”, afirmou Valentim em entrevista ao jornal ‘O Globo’.
Vale lembrar que caso Valentim não tenha sucesso nos tribunais e o Fluminense vença o Resende no fim de semana, garante o primeiro lugar e o título da Taça Guanabara de forma antecipada. Por fim, o caso ainda não tem data para ser julgado.
Leia também: Flamengo está ciente de quando irá se mover para agilizar reforços
O clássico entre Flamengo e Fluminense ficou marcado por um episódio lamentável. Isso porque durante o intervalo, o atacante Gabigol teria sofrido racismo por um torcedor rival.
Relembre o caso envolvendo o camisa 9 do Flamengo
O lance aconteceu na saída para o vestiário. Enquanto descia as escadas para o túnel, Gabigol foi hostilizado por torcedores do Fluminense. Entre muitos xingamentos, dá para perceber a palavra “macaco”. O vídeo não deixa claro se foi um ou mais torcedores, mas o atacante do Flamengo percebeu e se pronunciou.
Após a partida, aliás, o Flamengo emitiu uma nota oficial repudiando veementemente o caso. Ainda segundo o clube, Gabi está recebendo toda solidariedade e apoio neste momento.
“O Clube de Regatas do Flamengo repudia veementemente o episódio lamentável ocorrido na partida deste domingo com o atleta Gabigol, que foi vítima de racismo. O clube presta total solidariedade ao nosso atacante. Estaremos sempre ao seu lado, Gabi. Racismo é crime! #RacismoNão.”, publicou o perfil oficial do clube.
Gabigol já havia publicado o vídeo com uma mensagem, mas replicou a resposta do Flamengo. Além disso, respondeu que jamais se calará diante de uma situação dessas. Ademais, tratou de dizer que é inadmissível qualquer pessoa passar por isso e que se orgulha da sua raça e cor.
“Até quando? Até quando isso vai acontecer sem punição? Jamais vou me calar, é inadmissível que passemos por isso!! Orgulho da minha raça, orgulho da minha cor!! #RacismoNão.”