Nesta quinta-feira (20), o Flamengo encara o Bahia no Maracanã pensando na liderança do Brasileirão, às 20h, em jogo válido pela 10ª rodada. Confronto que marca um novo duelo entre Tite e o tricolor baiano após 11 anos, time que o técnico detém bom aproveitamento na carreira, ao mesmo tempo que será a primeira vez que enfrenta Rogério Ceni na beira do campo.
A começar com o aproveitamento de 63% contra o Bahia ao longo da carreira. Tite comandou Grêmio, São Caetano e Corinthians contra o time nordestino e possui cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota em 10 partidas no total.
➕ Torcida do Flamengo prepara homenagem a Everton Ribeiro
Os primeiros confrontos no comando do Grêmio, entre 2001 e 2003, foram difíceis: dois empates e a única derrota para os baianos na carreira. Mas sequência foi de goleada por 4 a 1 com o São Caetano e, depois de hiato de oito anos sem confrontos, invencibilidade durante passagem pelo Corinthians.
Vale destaque também para os 14 gols marcados pelos time de Tite (1,4 p/j) contra somente seis sofridos (0,6 p/j). Veja o histórico de partidas:
- Bahia 1 x 1 Grêmio- Brasileirão 2001
- Bahia 1 x 1 Grêmio- Brasileirão 2002
- Bahia 2 x 1 Grêmio- Brasileirão 2003
- São Caetano 4 x 1 Bahia- Brasileirão 2003
- Bahia 0 x 1 Corinthians- Brasileirão 2011
- Corinthians 1 x 0 Bahia- Brasileirão 2011
- Bahia 0 x 0 Corinthians- Brasileirão 2012
- Corinthians 1 x 1 Bahia- Brasileirão 2012
- Bahia 0 x 2 Corinthians- Brasileirão 2013
- Corinthians 2 x 0 Bahia- Brasileirão 2013
As vitórias do Corinthians em 2013, aliás, contribuíram para o rebaixamento do Bahia. Quando o time retornou para a Série A de 2017, o treinador já estava na Seleção Brasileira. A chegada ao Flamengo foi pouco depois de vitória no campeonato do último ano, e foi por isso que ficou período longo sem duelos.
Tite foi anunciado na Seleção no mesmo ano que Ceni virou treinador
Quando Tite enfrentou o Bahia pela última vez, Rogério Ceni ainda era o goleiro titular do São Paulo e jogaria por mais dois anos. O atual técnico do tricolor baiano e campeão brasileiro pelo Flamengo começou carreira como treinador no fim de 2016, mas foi estrear apenas em 2017.
O comunicado oficial do São Paulo anunciando Ceni como treinador foi em novembro de 2016, cinco meses depois de Tite assumir a Seleção. Enquanto Adenor comandava a equipe nacional, o ex-goleiro construiu sua carreira no comando de equipes, conquistou títulos pelo Flamengo e hoje lidera projeto de maior investimento do Bahia.
Tite está entre os melhores do Brasil e Ceni tenta chegar nessa posição, mas isso não excluí que primeiro duelo já marca encontro técnicos experientes e com ideias claras. Tanto Flamengo quanto Bahia estão com 18 pontos na tabela do Brasileiro, separados apenas pelo saldo de gol melhor do Rubro-Negro.
Os times ocupam segunda e terceira posição e vitória no Maracanã definirá o novo líder do torneio.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã