Nesta terça-feira (10), Tite iniciou seus trabalhos como técnico do Flamengo. Adenor foi ao Ninho do Urubu conhecer a estrutura do clube e comandar seu primeiro treino pela equipe. O treinador poderá ter influência na gestão de futebol, podendo escolher um eventual substituto de Bruno Spindel. Na passagem de Tite no Corinthians, o treinador teve influência na montagem dos elencos de 2012 e 2015.
O MRN, então, separou a importância de Tite nos elencos campeão mundial em 2012 e campeão brasileiro em 2015 pelo Corinthians. Além disso, comparou com o desafio que o treinador terá a frente do Flamengo com a reformulação do time para 2024.
Leia mais: De ‘Libertadores é lucro’ a ‘vai arrebentar’: Tite no Flamengo divide opinião de comentaristas
Elenco de Tite no Corinthians em 2012:
A escalação do Corinthians de Tite, que jogou a final do Mundial, contra o Chelsea, em 2012 era: Cássio; Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Jorge Henrique, Danilo e Emerson Sheik; Guerrero.
Cássio permanece no Corinthians e é ídolo do clube até os dias de hoje. O arqueiro fez sua estreia em 2012. Enquanto Alessandro, se aposentou em 2013, ano seguinte à conquista do Mundial. Chicão deixou o Corinthians em 2013 e veio para o Flamengo. Aliás, o zagueiro foi campeão da Copa do Brasil daquele ano. Paulo André deixou a equipe paulista em 2014, rumo ao futebol chinês, enquanto Fábio Santos saiu em 2015, para o futebol mexicano.
Abrindo o meio de campo, Ralf deixou o Corinthians em janeiro de 2016, fazendo parte dos dois elencos assim como Cássio. Paulinho saiu da equipe em julho de 2013, quando se transferiu para o Tottenham. Jorge Henrique trocou o clube paulista pelo Internacional também em 2013 e Danilo participou de ambos os títulos, ficando no clube até 2018. Emerson Sheik foi para o Botafogo em 2014 e para o Flamengo em 2015 e, por fim, Paolo Guerrero também veio para o Rubro-Negro em maio de 2015.
Elenco de Tite no Corinthians em 2015:
Já a equipe do Corinthians que Tite comandou em 2015, na campanha do título brasileiro, veio com diversas mudanças em relação à 2012, tendo somente dois titulares remanescentes. Portanto, a escalação base era: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Guilherme Arana; Ralf, Jadson, Elias, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.
Fagner é cria do Corinthians, mas atuou pelo Vasco e voltou do Wolfsburg, por empréstimo, em 2014. Felipe estava no clube desde 2011, porém com poucas atuações até 2015, sendo promovido à titularidade com elogios de Tite. Gil chegou ao clube em 2013, vindo do Valenccienes, enquanto Guilherme Arana subiu para o profissional em 2014, assumindo a titularidade no ano seguinte com a saída de Fábio Santos.
Pelo meio de campo, Jadson chegou ao clube em 2014 vindo do São Paulo em troca por Alexandre Pato. Esteve em baixa em 2015, se destacando posteriormente. Elias retornou ao Corinthians em julho de 2014, após ser campeão da Copa do Brasil pelo Flamengo. Falando no Mengão, Renato Augusto, que é Cria do Ninho, chegou em 2013, vindo da Alemanha. Malcom foi revelado pela equipe e estreou no profissional em 2014 e, enfim, Vagner Love chegou ao clube em fevereiro de 2015.
Em 2014, Tite tirou um ano sabático, bem como planejou fazer em 2023 antes de assumir o Flamengo. Apesar de menos tempo, o treinador retornou ao Corinthians em dezembro daquele ano, visando a temporada de 2015. As principais influências do técnico passaram pelas contratações que chegaram quando assumiu e, principalmente, no espaço dado por Tite aos jogadores da categoria de base, como Malcom e Arana. Além disso, é importante destacar Jadson e Felipe, que estavam em baixa antes da chegada do novo técnico do Flamengo.
A missão de Tite no Flamengo para 2024
Para 2024, Tite terá bastante influência para a reformulação do elenco no Flamengo. Nesse sentido, há de se comparar as equipes do último título do Flamengo e da última final que o clube disputou. Sob o comando de Dorival Junior, o Mengão jogou a final da Libertadores de 2022 com: Santos; Rodinei, Léo Pereira, Fabrício Bruno e Filipe Luís (Ayrton Lucas); João Gomes, Thiago Maia, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Pedro e Gabigol.
Por outro lado, com Sampaoli à frente do time, a equipe veio com algumas mudanças, seja por lesão, seja por opção técnica. Assim, o Flamengo enfrentou o São Paulo no jogo de volta da final da Copa do Brasil com: Rossi; Wesley, Léo Pereira, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Pulgar, Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro; Pedro e Bruno Henrique.
De início, Tite poderá ter maiores problemas tanto na gestão de grupo quanto nas saídas do sistema defensivo. Santos virou a terceira opção para o gol e Matheus Cunha não atua desde que falhou no jogo de ida. Nas laterais, Filipe Luís deve se aposentar no ano que vem e Ayrton Lucas vem em baixa. Enquanto que, pelo lado direito, há um dilema quanto a trinca Wesley, Matheuzinho e Wesley. Além disso, boa parte dos zagueiros pode deixar o clube para 2024, como Rodrigo Caio, Pablo, David Luiz e Fabrício Bruno.
Em contrapartida, a situação ofensiva do Flamengo pode ser um ponto positivo para Tite. Isso porque, além de boas opções para o meio como Pulgar, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro, que está em final de contrato, há iminência de bons nomes para reforçar, como Oscar, De La Cruz e Wendell. No ataque, uma artilharia com Bruno Henrique, Everton Cebolinha, Luiz Araújo, Pedro e Gabigol. No entanto, Tite terá a missão tanto de encaixar as melhores peças como auxiliar na melhora dos centroavantes.
Acima de tudo, é necessário que Tite tenha tempo para trabalhar a equipe, como teve no Corinthians. A ideia de reformulação é interessante e, principalmente, importante, mas demanda tempo tanto de dirigentes como de torcedores para que o treinador consiga fazer com que o Flamengo tenha identidade e se sobressaia.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã