Caso de fato acerte com o Flamengo, Tite irá reencontrar um elenco que já está familiarizado. Isso porque, o treinador convocou quase o time inteiro do Mais Querido para a Seleção Brasileira nos últimos seis anos. Tite é o principal nome da diretoria para substituir Jorge Sampaoli, que está perto de ser demitido do Flamengo.
Dos 25 jogadores firmados no elenco profissional do Flamengo, Tite já trabalhou com 11. São eles: Santos, Rodrigo Caio, Pablo, David Luiz, Filipe Luís, Gerson, Everton Ribeiro, Everton Cebolinha, Bruno Henrique, Gabigol e Pedro. Relembre, portanto, o contexto e quantas convocações tiveram esses atletas.
Leia mais: Tite no Flamengo: torcedores destacam principais pontos positivos
Santos
Tite fez a estreia de Santos na Seleção Brasileira, e convocou o goleiro para os amistosos em setembro de 2019. O treinador chamou Santos novamente nas Eliminatórias da Copa em 2020, assim como na reta-final para o Mundial em 2021. No entanto, o Brasil sequer escalou o arqueiro. A Seleção incluiu Santos na lista maior de pré-convocados para a Copa do Mundo do Catar, mas acabou deixando-o de fora da lista oficial de 26 nomes.
Rodrigo Caio
O zagueiro do Flamengo fez parte do início de trabalho de Tite na Seleção. Rodrigo Caio foi chamado em novembro de 2016 para as Eliminatórias da Copa de 2018, mas ficou apenas no banco. Em 2017, Rodrigo Caio fez sua estreia com Tite contra a Colômbia em um amistoso. O zagueiro foi titular mais duas vezes no mesmo ano. Tite chamou Rodrigo Caio em 2019 para amistosos, e o defensor recebeu sua última convocação em 2021.
Pablo
Pouco utilizado no Flamengo, Pablo recebeu apenas uma convocação de Tite na Seleção Brasileira. O zagueiro foi chamado pelo treinador para quatro amistosos em 2018, sendo titular contra Arábia Saudita e Camarões.
David Luiz
David Luiz viveu seu auge na Seleção Brasileira antes de Tite, e dessa forma, recebeu algumas oportunidades quando o treinador assumiu o Brasil. Em junho de 2017, a Seleção convocou o defensor rubro-negro para dois amistosos. O zagueiro participou em 73 minutos na goleada contra Austrália, sendo essa sua primeira e única partida na Era Tite.
Filipe Luís
Filipe Luís foi um dos jogadores de confiança nos primeiros anos de Tite pelo Brasil. Nesse sentido, o lateral foi convocado em três oportunidades para as Eliminatórias da Copa e quatro vezes para amistosos. Filipe ainda participou da Copa do Mundo de 2018, sendo titular contra Sérvia e México. Seus últimos jogos na Era Tite foram em 2019, quando participou da Copa América e saiu com o título.
Gerson
Depois de brilhar no Flamengo, Gerson enfim ganhou sua chance na Seleção logo nos primeiros dias de Olympique. Tite convocou o Coringa para as Eliminatórias da Copa do Mundo em 2021 e em fevereiro de 2022, mas depois disso, Gerson perdeu espaço. Assim, seu último jogo pelo Brasil foi no clássico contra a Argentina, em novembro de 2021.
Everton Ribeiro
O meia do Fla entrou na mira de Tite em 2020. Everton Ribeiro logo foi chamado para as Eliminatórias da Copa, recebendo 214 minutos em seis jogos, ou seja, uma boa média para um estreante. Sendo assim, Tite escolheu o rubro-negro para compor o elenco da Copa América 2021. Everton novamente jogou a maioria das partidas, e até marcou um gol. O meia, portanto, seguiu pintando nas convocações de Tite até ser chamado para a Copa do Mundo. No Mundial do Catar, Tite utilizou Ribeiro apenas uma vez.
Everton Cebolinha
Certamente, Cebolinha é o nome do atual time do Flamengo que mais foi utilizado na Era Tite. Everton começou a ser chamado ainda em 2018, quando estava no Grêmio. Dessa forma, brilhando na Seleção, Cebolinha se destacou como protagonista da Copa América 2019, com três gols e duas assistências, além do título. No entanto, Tite começou a esquecer o atacante, e ele fez seu último jogo em 2021, na final da Copa América contra a Argentina.
Bruno Henrique
Um dos principais jogadores do Flamengo desde 2019, Bruno Henrique tem apenas duas partidas pelo Brasil em seu currículo. O técnico Tite convocou o atacante para os amistosos contra Colômbia e Peru em 2019, utilizando o jogador rubro-negro somente 16 minutos. Desde então, BH não recebe mais chances no Brasil.
Gabigol
A estreia de Gabigol na Era Tite ocorreu em outubro de 2019, no empate em um amistoso contra a Nigéria. Gabi passou um tempo longe da Seleção, até que o treinador chamou o artilheiro do Flamengo mais uma vez em 2021 pelas Eliminatórias da Copa. Gabigol ganhou espaço e foi para Copa América, marcando um tento pelo Brasil. Porém, sua última partida pela Seleção foi em janeiro de 2022, e seu nome não esteve presente na Copa.
Pedro
Tite chamou Pedro ainda em 2018. No entanto, o centroavante estreou pela Seleção apenas em novembro de 2020, durante amistoso contra a Venezuela. Tite apostou no atacante para os últimos amistosos antes da Copa, depois de um longo período em que Pedro não era lembrado. O artilheiro marcou na goleada contra a Tunísia, e assim, carimbou seu passaporte para o Catar. Porém, no Mundial, Pedro jogou apenas duas partidas e não foi titular em nenhuma delas.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã