O Jogo da Amizade que acontecerá no Estádio Nilton Santos, na próxima quarta-feira (25), às 21h45, não é uma data FIFA, apesar de ter motivação mais nobre do que qualquer jogo valendo três pontos. Isto porque toda a renda líquida será repassada à Chapecoense para que a agremiação possa ressarcir os familiares dos jogadores, membros da comissão técnica e dirigentes que estavam na queda do avião que levava a delegação do Verdão do Oeste para a disputa da final da Copa Sul-Americana, em Medellín.
As convocações caseiras para a Seleção Brasileira geralmente conferem oportunidades perfeitas estreantes em busca do seu lugar ao sol na constelação de grandes astros internacionais. Nesse grupo podemos citar Jorge e William Arão, os dois estreantes rubro-negros.
Mas também pode configurar a volta por cima de craques veteranos que retornaram ao país para tentar reacender o brilho de outrora, caso de Diego Ribas, que depois de 12 anos na Europa, volta a ser convocado depois de longos 8 anos.
Sem deixar de lado o aspecto emocional que envolve a partida, o técnico brasileiro Tite deixou claro que usará a data como mais uma importante ocasião visando a Copa do Mundo de 2018.
– Se há um aspecto, um critério, é de todos poderem estar presentes na sua sequência. Não vejo idade um impeditivo. Vejo desempenho, performance e alto nível. Desde o mais jovem, que é o Jorge, até o Robinho, de 32 anos. Penso em ser justo sim. Criar a expectativa futura sem deixar de me ater ao momento – respondeu ao ser perguntado sobre os jogadores convocados.
SeleFla
O Flamengo é o clube com mais jogadores cedidos ao técnico Tite para este amistoso. Atlético Mineiro e Grêmio, com três jogadores cada, também mostram a força de seus elencos. Ironicamente, o campeão brasileiro Palmeiras, tido como o elenco mais reforçado entre os clubes que terminaram o ano passado em alta, teve apenas o meia atacante Dudu convocado. Lucas Lima foi o representante do Santos.
Desde 2013 não se tinha uma convocação que constasse apenas jogadores atuando no Brasil e a última vez que o Flamengo cedeu tantos atletas de uma só vez foi em 2011, quando Dunga convocou Ronaldinho, Thiago Neves e Renato Abreu para a disputa contra a Argentina, válida pelo extinto torneio amistoso SuperClássico.
Arte: Comunicação / Flamengo
Alex Muralha
Muralha já vinha sendo chamado pelo treinador nos jogos válidos pelas Eliminatórias, contra Bolívia e Venezuela e para os amistosos diante da Argentina e Peru. O grande concorrente para a vaga de titular é o atleticano Weverton, que também tem sido chamado por Tite. Danilo Fernandes completa a lista. O mais provável é que o goleiro do Flamengo jogue um tempo apenas.
Diego
Contra a Colômbia Diego fará seu trigésimo jogo com a Amarelinha. O jogador falou por diversas vezes sobre o sonho de voltar a ser convocado. Sempre batendo na tecla que só o sucesso do Flamengo poderia levá-lo de volta. Ele estava realmente certo.
– Claro que a Seleção Brasileira segue sendo um objetivo, pelo tempo que vivi dentro da Seleção. Ainda tenho um sonho de jogar uma Copa do Mundo, que eu estive perto, mas não consegui. Esse objetivo existe, mas nesse momento passa tudo pelo Flamengo e meu desempenho no clube. Falei para os meus colegas que, vencendo, vem coisas boas para todo mundo, seja reconhecimento ou Seleção – declarou em setembro de 2016.
Provavelmente o camisa 35 rubro-negro começará como titular e pode reeditar a histórica dupla com seu amigo Robinho, que também estará com o grupo. Tite falou sobre a convocação do jogador de 31 anos.
– O Diego retornou, ele deu um up ao Flamengo muito grande em termos de criatividade. É um jogador que tem uma capacidade de assistência, de passe, de inteligência. Ele emprega muita criatividade à equipe. E acompanhando todos aqueles critérios físicos (para a convocação), no meu entender foi merecedor.
Os estreantes
Será a primeira oportunidade de Jorge e William Arão servirem à Seleção principal. O prata da casa Jorge chegou a ser convocada para a Seleção Brasileira sub-23 em algumas oportunidades e seu nome esteve na pré-lista da Olimpíada do Rio, mas o técnico Micalle não manteve o nome do jovem de 20 anos na lista sub-23 final. Tite deixou claro que neste momento Jorge está à frente de outro forte candidato o campeão olímpico Zeca.
O Zeca poderia estar aqui mas está concorrendo com o Fábio Santos e com o Jorge, jogadores importantes – explicou Tite.
O paulista William Arão finalmente virou realidade quando disputou a série B do Brasileirão atuando pelo Botafogo, em 2015. No ano seguinte, já como jogador do Flamengo, teve destaque em muitas partidas, principalmente no primeiro semestre do ano, quando seu nome começou a ganhar força nos bastidores da CBF. O volante completará 25 anos agora em março. A convocação imprime mais força em sua titularidade no meio campo do Mais Querido, reforçado com a chegada de Rômulo na última semana.
Bandeira de Mello: “outros poderiam ser convocados”
O Flamengo vê com muita satisfação a convocação de 4 jogadores do seu elenco para a seleção brasileira. Estendemos isso como um reconhecimento do belo trabalho que estamos fazendo no nosso departamento de futebol. Três jogadores foram incorporados ao nosso elenco ano passado e um oriundo da nossa base. Entendemos que vários outros jogadores poderiam ter sido convocados mas respeitamos a escolha do treinador e entendemos que ele tinha que convocar jogadores de outros clubes também.
Veja a lista de convocados
Goleiros:
Alex Muralha – Flamengo
Danilo Fernandes – Internacional
Weverton – Atlético Paranaense
Zagueiros:
Geromel – Grêmio
Luan Garcia – Vasco da Gama
Rodrigo Caio – São Paulo
Vitor Hugo – Palmeiras
Laterais:
Fábio Santos – Atlético
Fagner – Corinthians
Jorge – Flamengo
Marcos Rocha – Atlético Mineiro
Meio-campo:
Camilo – Botafogo
Diego – Flamengo
Gustavo Scarpa – Fluminense
Henrique – Cruzeiro
Lucas Lima – Santos
Rodriguinho – Corinthians
Walace – Grêmio
Willian Arão – Flamengo
Atacantes:
Diego Souza – Sport
Dudu – Palmeiras
Luan – Grêmio
Robinho – Atlético Mineiro
Como comprar seu ingresso
Clique aqui e saiba como adquirir ingressos para o Jogo da Amizade. Se você não pode estar no Rio na próxima quarta-feira saiba também como pode contribuir com a Chapecoense com o ingresso solidário.
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.