Ídolo máximo do Flamengo e um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial, Zico é referência por onde passar. Se tratando de Japão, o Galinho é quase unanimidade. O zagueiro Pereira, que atua no Oita Trinita do futebol japonês, descreveu ao Charla Podcast sobre como os japoneses veem o craque no país.
“O Zico é tipo um Deus. Tem muita moral não só no time dele (Kashima Antlers), mas no país inteiro. Não conheço pessoalmente, mas todo mundo fala que é fora do normal. Onde ele vai levantam e batem palma, para reverenciar ele, mudou o futebol japonês. Tem estátua dele no estádio do Kashima…”, disse Pereira.
Leia mais: Zico zomba de atributo dado a ele pelo eFootball 2024
Após retornar da Udinese, em 1985, Zico jogou no Flamengo até 1989 e se despediu em amistoso em 1990. Porém, em 1991, o Galinho fechou com o Kashima Antlers para jogar no embrionário futebol do Japão. O Rei também foi treinador da Seleção Japonesa entre 2002 e 2006.
Zico segue no futebol japonês até os dias de hoje
Ainda que não atue mais como treinador desde 2017, quando treinou o Goa, da Índia, Zico segue com função importante. Ele é diretor técnico do Kashima Antlers desde 2018. Até os dias de hoje, o Galinho divide sua vida entre o Brasil e o Japão, cumprindo compromissos pelo time que jogou e treinou no oriente.
Aliás, vale destacar a importância de Zico para o longo prazo no futebol japonês. A seleção do Japão tem alçado voos ainda maiores nas últimas Copas do Mundo e chegou perto de enfrentar o Brasil tanto em 2018 como em 2022. Além disso, jogadores japoneses tem ganhado destaque nas principais ligas do mundo, muito pelo padrão de profissionalismo e excelência enraizado desde que o Galinho chegou ao país.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã