Thaisa Moreno, jogadora de futebol profissional do Flamengo, falou sobre temas relevantes ligados ao futebol feminino brasileiro. Em entrevista ao veículo Sambafoot, a volante deu sua opinião sobre a estrutura no Brasil, as expectativas para seleção brasileira e o futuro do futebol feminino.
A jogadora começou a praticar o esporte em um colégio nos Estados Unidos. Quando voltou ao Brasil, em 2011, fez o teste para um time chamado Foz Cataratas do estado do Paraná. Iniciando sua carreira profissional e sendo rapidamente convocada para a Seleção Brasileira, com apenas dois anos de carreira. Depois disso, a volante passou por importantes clubes tanto no Brasil quanto na Europa como Corinthians, Milan e Real Madrid.
Leia mais: Flamengo perde clássico e cai para 3º no grupo do Brasileirão Sub-17
Diferença entre estruturas
Thaisa aponta como um dos principais vilões da evolução do futebol feminino no Brasil a falta de estrutura. A jogadora já passou pelos mais diferentes países em sua carreira até aqui, como Suécia, Islândia, Itália, Espanha e Estados Unidos e vê o Brasil como o pior país que atuou em relação à estrutura.
Ela vê o Brasil como um lugar extremamente atrasado nesse aspecto e conta qual o mais evoluído. “Se formos analisar estrutura, os Estados Unidos estão na frente de todo mundo. Hoje, no Brasil, é difícil a gente achar equipes femininas que possuem o seu próprio centro de treinamento, por exemplo”.
Seleção Brasileira
Quando perguntada sobre a Seleção, Thaisa, voltou a falar na importância da estrutura, “eu acho que tem que começar pelo investimento em melhores estruturas, porque assim a gente vai desenvolver melhor as nossas atletas”.
Além disso, a jogadora, que disputou as Olimpíadas de 2016 e Copa de 2019 pela Seleção Brasileira também falou sobre Marta mas reforçou que, com o devido investimento, podem surgir outras como ela no futuro. “O futebol é isso, nós também tivemos jogadores no futebol masculino que foram únicos. Mas eu tenho certeza que, se a gente focar em estrutura no futebol feminino, vão surgir outras ‘Martas’ no futuro”
Futuro do Futebol Feminino
A visibilidade que o futebol feminino ganhou nos últimos anos, principalmente após a Copa de 2019, foi comentada por Thaisa. Segundo a jogadora, isso acaba sendo muito importante porque acaba atraindo investimento, que pode ser utilizado para a modalidade seguir evoluindo em vários aspectos.
Flamengo
Thaisa perdeu espaço nas convocações desde 2019. Porém, a jogadora afirma que hoje tem seu foco destinado ao Rubro-Negro. A volante afirmou que pensava em encerrar a carreira no fim do ano passado, mas a proposta do Flamengo, juntamente com o projeto apresentado e um conselho de um amigo fizeram ela desistir de pendurar as chuteiras na oportunidade.
Ela também citou que após aposentadoria pretende continuar inserida no futebol. “Hoje eu não penso mais em parar de jogar, mas tenho vontade de encerrar a carreira no Flamengo. A minha vida inteira foi futebol, então eu pretendo continuar no meio quando me aposentar”.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã