Após a vitória por 100 a 66 sobre o Bauru e da conquista de seu quarto título nacional com o Flamengo, o quinto do clube na NBB, o treinador José Neto falou com a imprensa e demonstrou muita felicidade por mais uma taça. Além de elogiar seu elenco e a recuperação da equipe após momentos difíceis, o técnico falou também sobre a torcida, destacando a atmosfera de sempre.
“É um sentimento que parece que é a primeira vez. A gente nem entra na quadra pensando nos quatro títulos, entramos sempre pensando no que podemos conquistar. É uma alegria imensa poder desfrutar disso ao lado de uma grande torcida como a do Flamengo, ao lado de jogadores que não mediram esforços para sentir isso também, é uma satisfação muito grande“, disse o treinador.
José Neto sempre aparece cobrando muito os jogadores e evita falar que o time está ideal. Buscando sempre essa evolução, depois da final o treinador disse que finalmente parece ter ficado totalmente satisfeito com o que viu: “Falo durante a temporada toda quando perguntam se estou satisfeito que não, estou contente pelo momento, mas acho que ainda tem que melhorar muito. Mas nesse momento posso dizer que estou satisfeito por termos conquistado o título, por uma grande vitória. Acho que hoje ninguém vai sair falando que a bola presa decidiu o jogo (como o Bauru alegou favorecimento após o Jogo 3). Hoje ganhamos como Flamengo“.
“É incrível a capacidade que vejo nesse grupo de conseguir superar dificuldades. São jogadores que em situações adversas se juntam e crescem. Eles têm um grande líder que é o Marcelo (Machado), todos têm um respeito enorme por ele. Então acho que essas coisas vão agregando muito ao trabalho. Temos um grupo que é incrível, são caras que dão a vida e alma pelo Flamengo e que, mesmo quando estão muito cansados, sabem que poderão desfrutar disso depois. Esse grupo é um marco, a maneira como estamos jogando e conseguindo trabalhar para mim é incomparável” – José Neto.
Nos últimos anos, as finais do NBB têm passado por mudanças em seu número de jogos. O torneio foi definido por três temporadas seguidas em partida única, tendo o Flamengo como finalista e campeão em duas delas. Com o empate na série, muitos acreditavam que esse duelo seria mais um a ser disputado como confronto único. Sobre isso, Neto disse: “Acho que foi o jogo único que ganhamos com mais folga né, porque do Uberlândia (2012-13/77 a 70) e Paulistano (2013-14/78 a 73) não foi tanto assim. Acho que isso faz jus ao caráter desse time que mudou, tivemos muitas mudanças desde o ano passado e os que chegaram sabiam muito bem o que precisavam fazer, entraram na pilha dos que já estavam aqui e não podia ser diferente. Merecíamos isso aí por tudo“.
“Vejo muito basquete, jogamos com seleção, em vários lugares do mundo e, quando vejo o resto do mundo, sei que não tem nada como isso aqui. Só quem está aqui dentro e sente pode tentar explicar, mas não consegue pelo sentimento que temos“, José Neto sobre a torcida do Flamengo.