O futebol tem curiosidades, e o torcedor gosta de saber para criar a sua própria superstição. A derrota do Vasco, que jogou de preto, para o Flamengo na última quarta-feira (16), fez com que o clube chegasse a 10 jogos seguidos sem vencer usando o uniforme dessa cor. A última vitória do Vasco jogando com uniforme preto foi na Páscoa do ano 2000, quando o Flamengo foi goleado por 5 a 1.
LEIA MAIS: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
No entanto, de lá para cá, sempre que o rival jogou com seu uniforme preto, ou empatou ou saiu derrotado. Ou seja, são 22 anos de invencibilidade sobre o Vasco quando ele joga de preto. Entre os jogos mais marcantes, há os que valeram título, os emocionantes, e até goleadas.
Entre as partidas, são seis vitórias do Flamengo e quatro empates. No entanto, há empates dolorosos para o Vasco, já que o clube acabou perdendo nos pênaltis, ou até mesmo em 2011, quando o empate com o Rubro-Negro fez com que o clube perdesse o Brasileirão, se tornando vice-campeão do torneio.
Jogos que o Vasco não venceu o Flamengo jogando de preto
O primeiro jogo da larga invencibilidade foi no Cariocão de 2000, quando os times empataram em 3 a 3.
Mas no Brasileirão daquele ano, o Flamengo goleou o Vasco por 4 a 0.
Talvez o mais marcante desses jogos para o flamenguista tenha sido no segundo jogo da final da Copa do Brasil 2006, quando o Mengão venceu por 1 a 0 e se sagrou campeão com 3 a 0 no agregado.
Em 2010, pelo Brasileirão, o Vasco jogou de preto e empatou em 1 a 1 com o Mais Querido, em partida válida pelo segundo turno.
Em janeiro de 2011, pela Taça Guanabara, deu Flamengo: 2 a 1.
O empate na final do Cariocão daquele ano, em 0 a 0, levou a final para os pênaltis e deu o título ao Flamengo.
Mas não foi o único vice que o Mengo proporcionou ao rival naquele ano. A última rodada do Brasileirão foi contra o Vasco, que brigava pelo título com o Corinthians. Com a chance de evitar o título vascaíno no Engenhão, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1.
No primeiro turno do Brasileirão 2017, o Flamengo venceu o um Vasco jogando de preto por 1 a 0.
Na final do Cariocão 2019, o time venceu por 2 a 0.
Já no Brasileirão 2020, em São Januário, o Flamengo bateu o rival por 2 a 1.
Na semifinal do Cariocão 2022, na última quinta-feira (17), o Flamengo venceu mais uma vez, agora com gol de pênalti de Gabigol.