O Flamengo venceu o São Paulo por 2×0 nesse sábado (6), no Morumbi. A partida foi válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 36 pontos, o Rubro-Negro está na terceira posição, mas pode perder posições até o fim da rodada.
A vitória sobre o São Paulo foi a 11ª no Brasileirão 2022, mas a quinta seguida nas últimas cinco rodadas. Contra o São Paulo, no entanto, o Flamengo somou a quarta vitória em quatro jogos nas duas edições do Brasileiro. Essa foi a primeira vez na história que o Rubro-Negro venceu quatro jogos seguidos contra o tricolor.
Leia Mais: Decisões em mata-mata e duelo direto no Brasileirão; veja próximos jogos do Flamengo
O Flamengo teve um péssimo início de campeonato, mas, desde a chegada de Dorival Junior, escalou a tabela, saindo de 12 pontos para 36 entre a 10º e a 21ª rodadas. A vitória nesse sábado (6), trouxe à tona a discussão sobre o poderio econômico do Flamengo. Nas redes sociais, torcedores do São Paulo se espantaram com a quantidade de jogadores de qualidade.
Flamengo forte causa reações imediatas
A torcida do Flamengo ficou feliz com a vitória, mas o resultado trouxe à tona o assunto da “espanholização” ou a “bayernerização” do futebol brasileiro. Torcedores e até jornalistas embarcaram na idéia de estabelecer mecanismos legais e esportivos para frear o que eles chamam de supremacia do Flamengo por desequilíbrio financeiro.
Antonio Tabet, co-fundador do grupo de humor Porta dos Fundos, reagiu ao papo furado das redes e lembrou outros momentos em que clubes realmente receberam ajudas externas ou simplesmente não pagaram suas obrigações para conquistar títulos.
“Quando outros clubes varreram o futebol brasileiro com mãozinha da Parmalat, da Unimed, de mecenas, de mafioso iraniano e até de bicheiro, era divertido ou “profissionalismo”. Quando o Flamengo ganha dois jogos seguidos em SP, a turma preocupada com a “espanholização” aparece,” disse Tabet, que foi Diretor de Comunicação do Flamengo na administração Eduardo Bandeira de Melo.
Rubro-Negro é o único clube com R$ 1 bilhão de faturamento
No futebol brasileiro, o Flamengo é o único clube com faturamento anual de mais de R$ 1 bilhão. O clube passou por seis anos de reestruturação administrativa e financeira. De 2013 a 2018, o clube acertou as contas e sofreu em campo com times que não tinham capacidade de competir no mais alto nível.
A partir de 2019, o Flamengo passou a investir alto, formando o super-time que venceu a Libertadores e o Brasileirão. Desde então, foram nove taças. Depois de um 2021 decepcionante, o Rubro-Negro voltou a investir em 2022, trazendo até o momento Cebolinha, Vidal, Varela e Pulgar, entre outros.