As atuações do FlaBasquete na Liga das Américas 2016 não têm sido tudo aquilo que a torcida esperava. Brigando forte pelo título do NBB 8 e um dos favoritos para a conquista do bi da competição, o time sofreu na primeira fase, apesar de sair invicto. Perdeu a invencibilidade na semifinal, depois de quase deixar a vitória escapar nas duas partidas anteriores.
A última parte do torneio acontece nos próximos dias 11 e 12 em Barquisimeto, na Venezuela. O primeiro adversário será o Bauru, que vem fazendo ótimos jogos contra o Fla ultimamente. Na outra partida, Mogi e Guaros de Lara se enfrentam para, então, definir quem briga pelo título da competição continental.
Na fase inicial, apesar da classificação suada, foram três vitórias. Na primeira partida, contra o Gimnasia Indalo (ARG), o Fla venceu por 66 a 58 após crescer no último quarto. O confronto contra o Aguilas de Tunja (COL) foi mais fácil e, fazendo um segundo tempo forte, o FlaBasquete levou a melhor por 75 a 60. Na última partida, com grande atuação de Ronald Ramon, o Flamengo conseguiu bater o Correcaminos de Colón (PAN) por 68 a 61 e terminou a primeira fase invicto e em primeiro lugar.
Veja mais: Forte na defesa, Fla vence a primeira na Liga das Américas 2016
Fla começa mal, mas faz terceiro quarto arrasador e vence na LDA 2016
Com grande atuação de Ramon, Fla vence e termina em primeiro no grupo
Na fase semifinal, foi impossível não perceber o quanto o grupo sofreu para se classificar para o Final Four. No primeiro duelo, contra o Brasília, a partida foi definida apenas no último quarto após um jogo muito equilibrado – como já era de se esperar. Tudo terminou 106 a 93 para os rubro-negros. Contra o Correcaminos, novamente, foi um jogo duro. A vitória foi decidida apenas na última bola e o Fla levou a melhor por 84 a 83.
Na última partida do grupo, a classificação era quase certa. A única forma do Rubro-Negro não participar da parte decisiva da competição era perdendo por 24 pontos ou mais de diferença, o que parecia impossível. Mas não foi. O Orgulho da Nação foi irreconhecível e sofreu um apagão nos três primeiros quartos, chegando a perder por 25 pontos e sendo eliminado do torneio. No último quarto, o Flamengo cresceu, mostrou sua força e raça e conseguiu diminuir a diferença para apenas 5 pontos. Dessa forma, além da classificação, o Fla conquistou a primeira colocação no Grupo F também.
Veja: Com frieza no quarto final, Fla estreia com vitória na Fase Semifinal da Liga das Américas
Fla vence Correcaminos na última bola e se aproxima do Final Four
Do inferno ao céu: Fla chega a estar eliminado, mas reage no quarto final e avança para o Final Four
O Final Four será disputado na Venezuela, em Barquisimeto, casa do Guaros de Lara e sede da fase semifinal. O Flamengo não terá ao seu lado o apoio da maior torcida do mundo, o que, como já ficou provado várias de vezes, faz a diferença. Mas terá a força de uma equipe unida e muito determinada. Não dá para negar a vontade e a paixão dos integrantes do FlaBasquete e, por isso, mesmo que as outras partidas não tenham sido tudo que se era esperado, os grandes desempenhos no NBB e o poder de reação servirão de combustível. Vale a pena acreditar e torcer.