Até hoje, o Sport insiste em dizer que foi campeão do Campeonato Brasileiro de 1987. O que não é verdade. Neste domingo (27), o clube tentou zoar o rival nordestino CSA, mas acabou ficando sem rumo. O Leão precisou ouvir, mais uma vez, que não é o campeão de 87.
Após eliminar o adversário na Copa do Nordeste, o Sport publicou nas redes sociais que seria o campeão do Campeonato Alagoano, uma vez que eliminou CRB e CSA da Copa do Nordeste. Entretanto, o que o time do Recife não esperava era que o Azulão do Mutange respondesse à altura. O CSA rebateu a zoeira falando do título brasileiro de 1987.
Leia Mais: Flamengo x Fluminense: saiba como garantir seu ingresso para o 1° jogo das finais do Carioca 2022
“Sport passa pelo CSA e CRB e é campeão alagoan- ops… E ESTÁ NA FINAL DA COPA DO NORDESTE!”, publicou o Sport em seu Twitter oficial. Além disso, o clube recebeu uma boa resposta do CSA:
“Não ganhou o brasileiro de 87, imagina o campeonato Alagoano.”
Flamengo x Sport: entenda o que foi a Copa Uniao de 1987
Em meio a uma série de empecilhos e desavenças com a CBF, o clube dos 13 (doze grandes + o Bahia), decidiram idealizar a Copa União. A competição, de acordo com os regulamentos da CBF, considerava apenas o módulo verde, que tinha como integrantes: Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Bahia, Coritiba, Santa Cruz e Goiás. Os três últimos, aliás, a pedido da CBF.
Entretanto, durante o torneio, a CBF voltou atrás na decisão e criou o módulo amarelo com outros 16 times, entre eles o Sport. Além disso, passou a desconsiderar a Copa União como Brasileirão e pediu que houvesse um cruzamento entre vencedores dos módulos verde e amarelo. O clube dos 13 decidiu boicotar.
Assim, quando terminou o torneio, Flamengo (que foi campeão) e Internacional (vice) não toparam jogar contra Guarani e Sport (do módulo amarelo). A CBF deu o título ao time de Recife, mas o Fla ficou com a taça pelo CND (Conselho Nacional de Desportos). Anos mais tarde, o Sport Recife venceu a batalha na justiça, mas nada apaga a história do título brasileiro do Mengão.