Desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, muitos brasileiros destes países voltaram ao Brasil. A Fifa, inclusive, permitiu que os estrangeiros das ligas envolvidas suspendam os contratos com os clubes. Sendo assim, muitos flamenguistas se animaram com a possibilidade de contar com alguns atletas. Pablo, por exemplo, chegou devido a esta conjuntura.
Outro nome especulado foi o do meia Alan Patrick. Alguns torcedores veem o meia como reserva ideal para Arrascaeta. Mas caso o Flamengo tente a contratação, terá que entrar em uma disputa com outros três times brasileiros. Isso porque São Paulo, Santos e Internacional demonstraram interesse no jogador.
Leia mais: Pablo impressiona e já tem data para estrear pelo Flamengo
Prestes a completar 31 anos em maio, Alan Patrick atraiu primeiramente o interesse do São Paulo. Entretanto, o clube paulista desistiu da contratação por conta das altas cifras do meia. Por outro lado, Santos e Internacional mantém contato com o brasileiro. Vale lembrar que o jogador já atuou pelas duas equipes e conversa com ambas por um retorno.
No momento, porém, nenhum time está próximo de contratar o jogador. Clube que o revelou, o Santos abriu negociações, mas também esbarrou na alta pedida de Alan Patrick. Contudo, os paulistas mantêm contato com o staff. Já com o Inter, a situação é um pouco diferente. O meia foi oferecido aos gaúchos, que se interessaram na negociação. No entanto, ainda não apresentaram uma proposta oficial.
O interesse do Flamengo em Alan Patrick
O MRN entrou em contato com André Cury, empresário de Alan Patrick, que confirmou que o Flamengo entrou em contato pelo meia. No entanto, não houve proposta oficial do Rubro-Negro pelo atleta. O empresário ainda disse não saber se os dirigentes voltariam a contatá-lo sobre o jogador para efetivar uma oferta. Por enquanto, houve apenas uma consulta.
Alan Patrick tem contrato com o Shakhtar Donetsk até o fim de 2025. De acorcdo com o site ‘Transfermarkt‘, o valor de mercado do brasileiro é 7 milhões de euros, ou seja, R$ 40 milhões na cotação do dia.
A passagem do jogador pelo Mais Querido
Em junho de 2015, o Flamengo trouxe o jogador por empréstimo do próprio Shakhtar. Em dezembro de 2016, ele voltou ao clube ucraniano após terminar o período emprestado ao Rubro-Negro. Apesar de não conquistar títulos, Alan Patrick conquistou os torcedores do Flamengo.
A passagem do jogador foi durante o momento de reestruturação da equipe, e ele foi importante em alguns momentos daquela temporada. O jogador mostrou bom futebol e conseguiu criar certa identificação com os flamenguistas. Por isso, há torcedores que pedem seu retorno nas redes sociais já há algum tempo.
O Rubro-Negro foi a segunda equipe que Alan Patrick mais jogou, totalizando 58 jogos. Durante esse tempo, o meia-atacante marcou 13 gols e deu seis assistências.