A revista France Football anunciou nesta quarta-feira (21) a criação do Prêmio Sócrates. A premiação acontecerá todo ano, pois vai destacar a pessoas ligadas ao futebol que se destacarem por ações de solidariedade. O prêmio é parceria entre a France Football e a organização internacional Peace and Sport.
E para simbolizar essa iniciativa de premiar boas ações dentro do futebol, a France Football escolheu homenagear uma dos jogadores mais icônicos do futebol brasileiro. Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira recebeu a homenagem, pois foi um dos mais combativos atletas na história do esporte.
Leia Mais: Cabe no Flamengo? Luis Suárez vai ficar livre no mercado após passagem pelo Nacional-URU
Ídolo do Corinthians, mas com passagem pelo Flamengo, Sócrates ficou conhecido pela postura militante. Ele foi um dos pilares do movimento conhecido como Democracia Corintiana, no início da década de 1980. Além disso, Sócrates se envolveu ativamente na luta pela redemocratização do Brasil.
O prêmio Sócrates será parte da cerimônia anual da Bola de Ouro (Ballon D’Or), que premia os melhores jogadores do mundo a cada temporada. A premiação é a mais tradicional do futebol mundial e compete em prestígio com a premiação “The Best” da FIFA.
Sócrates jogou no Flamengo entre 1986 e 1987, quando formou dupla de meio campo com Zico. Ele fez apenas 20 jogos, mas marcou cinco gols. Sócrates faleceu em 2011, vítima de problemas no intestino causados pelo alcoolismo.