No confronto pela liderança da Taça Guanabara Sub-20, o Flamengo venceu o Botafogo pelo placar de 3 a 2 em um jogo eletrizante com direito a gol de falta e voleio. Sob o comando do técnico Filipe Luís, esteve perdendo por 0 a 2, mas conseguiu a uma virada memorável.
Na manhã chuvosa desse sábado (13), o líder Flamengo recebeu o vice-líder na Gávea visando ampliar sua diferença na ponta da tabela. Com o resultado favorável, os Garotos do Ninho chegaram à sexta vitória em seis jogos na competição.
➕ Flamengo perde para o Athletico-PR no Brasileirão Sub-20
Vale ressaltar que nos cinco jogos anteriores a equipe que jogou é a chamada “Sub-20 B”, do Flamengo, comandados por Raphael Bahia. No clássico de hoje, o Mais Querido contou com o que tem de principal e, claro, comandados por Filipe Luís.
Os destaques do jogo foram os laterais Daniel Salles, que se mostrou peça importante pelas ações ofensivas e defensivas, e Zé Welinton, que retornou de lesão após mais de três meses. Além deles, o atacante Shola, que está em reta final de contrato, também foi fundamental.
1° Tempo: Flamengo punido pela falta de eficiência
No início da partida, o Flamengo dominava e impunha seu jogo contra o Botafogo. Os inúmeros erros na saída de bola botafoguense fizeram com que o goleiro fosse bastante acionado, permitindo que o Mais Querido aproveitasse os contra-ataques e desarmes para ameaçar o time alvinegro. O lateral-direito Daniel Salles teve participações importantes, realizando chutes e cruzamentos que obrigaram o arqueiro adversário a fazer defesas difíceis, incluindo um chute colocado e um passe que resultou em um chute à queima-roupa de Lucas Oliveira.
Após a parada técnica, a falta de efetividade nas investidas do Flamengo deu confiança ao Botafogo para avançar. Aos 27 minutos, após um desarme no meio-campo, o rival abriu o placar. Daniel Salles continuou se destacando, desviando a bola na trave e mostrando um bom desempenho tanto na defesa quanto no ataque. O Mengo ainda teve duas chances claras de gol defendidas pelo goleiro botafoguense. Contudo, após tiro de meta cobrado goleiro Dyogo Alves, em um mais um contra-ataque, o adversário marcou seu segundo gol aos 44 minutos.
2° Tempo: raça e domínio dos Garotos do Ninho
Logo aos 50 segundos, Guilherme, camisa 10 do time, recebeu um cruzamento na área e marcou um golaço de voleio para descontar no placar, iniciando uma reação no jogo. A partir desse momento, o Flamengo dominou as ações até os 25 minutos. Após uma falta rápida para a linha de fundo, Shola cruzou e Wallace Yan apareceu na área para empatar o jogo antes do tempo técnico.
Buscando a virada, o time de Filipe Luis pressionou e arriscou chutes de fora da área para tentar acabar com o dia iluminado do goleiro botafoguense. Usando o contra-ataque como estratégia, o Botafogo, em cobrança de falta, chegou ao terceiro gol, anulado por impedimento. Com cobrança de falta aos 46 minutos, Zé Welinton marcou após jogada ensaiada e virou o jogo no apagar das luzes.
O autor do gol da vitória no clássico estava em destaque. Zé Welinton retornou hoje após mais de três meses fora devido a uma inflamação intestinal. Com esse resultado, o Flamengo Sub-20 se mantém como líder do campeonato com 18 pontos.
O próximo jogo será contra o Corinthians, fora de casa, pelo Brasileirão Sub-20 onde o time está na 8° posição. Já pelo Carioca, os Garotos do Ninhos enfrentarão o Volta Redonda, no sábado (20), às 14h45. O duelo novamente será na Gávea.
Escalação do Flamengo
Dyogo Alves; Daniel Sales (Gustavo), Iago, Da Mata e Ainoã (Zé Welinton); João Alves (Fabiano), Wallace Yan e Caio Garcia; Lucas Oliveira (Adriel), Guilherme e Shola.
Técnico: Filipe Luís.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã