O Flamengo estreia no Brasileiro 2023 contra o Coritiba, no Maracanã. O jogo acontece no domingo (16), às 16h (Horário de Brasília). Mas o Mengão não atravessa boa fase e a Nação espera que a 1ª rodada do Brasileirão lave a alma da equipe e traga um time com postura diferentes das últimas partidas, com e sem Vitor Pereira.
Isso porque o técnico foi demitido após perder a final do Carioca para o Fluminense, por 4 a 1. Mas o jogo seguinte reservava vexame tão ruim quanto perder o clássico: 2 a 0 para o Maringá. A partida era válida pela ida da Terceira fase da Copa do Brasil e aconteceu na última quinta-feira (13).
Leia Mais: Seu Denir recebe homenagem do Flamengo em ingressos para jogo contra o Coritiba
Por isso, o MRN vai relembrar as últimas cinco estreias do time no Brasileiro. Vale lembrar que o Mengão ficou com a taça em duas dessas oportunidades. Em 2019, o Fla estreou com vitória e terminou o ano campeão, mas em 2020, o início foi ruim e o Rubro-Negro precisou dar a volta por cima. Ainda em má fase, o Flamengo ainda vai estabelecer o seu futuro na estreia do Campeonato Brasileiro.
Retornando aos gramados, o time deve voltar a contar com Bruno Henrique. Caso repita os últimos anos, será a chave do sucesso para a primeira rodada. É que de 2019 em diante, quando o camisa 27 chegou ao Flamengo, são três gols e uma assistência nos quatro jogos de estreia. Ou seja, uma participação em gol por jogo.
2018 – Vitória 2×2 Flamengo
Em 2018, o Flamengo estreou no Brasileirão fora de casa. O jogo contou com polêmica, já que o Vitória marcou seu primeiro gol na partida de pênalti. No entanto, a bola bate no rosto de Everton Ribeiro, que tira em cima da linha. Mas o juiz vê braço e assinala a penalidade. No entanto, as imagens mostram com clareza que o árbitro errou. O VAR só passou a fazer parte do Brasileirão em 2019.
Antes disso, a joia Lucas Paquetá foi quem marcou para o Flamengo, abrindo o placar da partida. Hoje o jogador defende o West Ham, da Inglaterra e é considerado uma das estrelas do time. Réver marcou o segundo jogo do Flamengo na ocasião, mas o time sofreu o empate. Naquele ano, a equipe encerrou o torneio em segundo lugar, brigando pelo título com o Palmeiras. Relembre a partida em questão:
2019 – Flamengo 3×1 Cruzeiro
Diferentemente do ano anterior, o Flamengo estreou diante de sua torcida, no Maracanã. O time ainda era comandado pelo técnico Abel Braga e não havia arrancado para os títulos da Libertadores e Brasileirão com Jorge Jesus de julho em diante. Pedro Rocha abriu o placar para o Cruzeiro e o Mengão se viu obrigado a virar.
Mas não foi problema para o time. Bruno Henrique marcou duas vezes e Gabigol, uma. Assim, o Fla venceu por 3 a 1 em um ótimo jogo que marcou o início de uma grande dupla de ataque no Mais Querido. Relembre:
2020 – Flamengo 0x1 Atlético-MG
No ano do último título brasileiro do Flamengo, o time estreou perdendo para o Atlético-MG em casa. O jogo foi decepcionante para os torcedores, que esperavam ver a continuidade da equipe que encantou o Brasil e a América do sul no ano anterior, mas que começou o ano envolto em polêmicas.
O gol da vitória atleticana foi contra. Filipe Luís empurrou para dentro o cruzamento do Atlético e deu início a uma temporada perigosa em âmbito nacional. O time não foi primoroso, mas com muitos gols de Gabigol, principalmente do meio do campeonato em diante, conseguiu levar a taça e repetir o que só havia acontecido nos anos 80: vencer dois Brasileiros seguidos. 1982 e 1983 aconteceu pela primeira vez. Em 2019 e 2020, foi a segunda.
2021 – Flamengo 1×0 Palmeiras
Flamengo e Palmeiras vêm rivalizando nos últimos anos, se alternando nos títulos nacionais e continentais. Antes de perder a final da Libertadores para o rival paulista, o desempenho contra o adversário era bom. Na estreia do Brasileirão 2021, o Palmeiras veio ao Maracanã para perder e com boa imposição da equipe carioca.
O gol do Flamengo, por exemplo, foi um golaço. Bruno Henrique, no seu melhor estilo, arrancou com a bola e deixou os marcadores na saudade. O cruzamento foi perfeito para Pedro, que não perdoou e ‘puniu’ os palmeirenses. Confira:
2022 – Atlético-GO 1×1 Flamengo
Depois de três anos seguidos estreando em casa, o Flamengo voltou a jogar fora de casa na primeira rodada do Brasileiro. O placar foi um empate em 1 a 1 contra o Atlético-GO. Mas podia ter sido pior, já que o clube mandante chegou a marcar um gol em impedimento. Mas na sequência, o jogo ruim do Rubro-Negro ocasionou na abertura do placar por parte dos rivais.
O Flamengo teve que correr atrás e, sem fazer um jogo magnífico, empatou após cobrança de escanteio e boa subida de Bruno Henrique para buscar a bola no alto e acertar em cheio um belo cabeceio. Assista: