O conflito entre Rússia e Ucrânia segue em curso e parece não ter previsão para cessar. Na última janela de transferências, a FIFA permitiu que os jogadores pudessem rescindir com os seus clubes, desde que fossem da Ucrânia ou da Rússia, visando sua segurança e de sua família, além de aplicar sanções esportivas aos russos, minimizando as disputas das equipes locais e reduzindo somente ao futebol russo. No início do ano, aliás, alguns clubes já aproveitaram para repatriar alguns brasileiros que estão nos países. Com o Flamengo não foi diferente.
Isso porque o Rubro-Negro trouxe o zagueiro Pablo do Lokomotiv Moscou e o lateral Ayrton Lucas, do Spartak Moscou. Também surgiram outros nomes em outras equipes do Brasil, como o ex-Flamengo Alan Patrick, que chegou a ser especulado no Ninho do Urubu, mas deixou o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, para defender o Internacional.
Leia Mais: Tweets sobre Vinícius Júnior envelhecem mal e escancaram clubismo e torcida contra
Nesta terça-feira (21), a FIFA informou que o período para rescisão se estendeu até junho de 2023.
“As disposições aprovadas pelo escritório do Conselho estabelecem que, no caso de clubes afiliado à Federação Ucraniana de Futebol (SAF) ou à Federação Russa de Futebol (FUR) não chegarem a um acordo mútuo com seus jogadores e/ou treinadores estrangeiros em 30 de junho, 2022 o mais tardar – e salvo acordo em contrário por escrito – esses jogadores ou treinadores têm o direito de suspender seu contrato de trabalho até junho de 2023”, informa a entidade.
Pensando nisso, o MRN separou sete nomes conhecidos do torcedor brasileiro que estão atuando em um dos dois países em guerra.
Claudinho
O atacante Claudinho já citou o Flamengo e disse que jogaria na equipe carioca. O atleta de 25 anos defende o Zenit, da Rússia, desde que deixou o Red Bull Bragantino em agosto de 2021. Ele também tem passagens pela Seleção Olímpica, e a busca por uma vaga na Copa do Mundo talvez fosse mais um atrativo para o jogador vir ao Flamengo, além de fugir da guerra.
Pedrinho
O jogador deixou o Corinthians para assinar com o Benfica em agosto de 2020. Em julho do ano seguinte, no entanto, rumou para o Shakhtar Donestk, da Ucrânia, onde está até hoje. Aos 24 anos, pode ser uma boa opção para o elenco do Flamengo, principalmente com a lesão de Bruno Henrique, apesar de Pedrinho atuar do lado direito, ao contrário do camisa 27.
Yuri Alberto
Companheiro de Claudinho no Zenit, da Rússia, o centroavante de 21 anos deixou o Internacional em janeiro, mas não esperava que encontraria um confronto militar. Além de atuar centralizado, sendo mais uma opção para os eventuais desfalques de Gabigol, o atleta também pode jogar pelos lados direito e esquerdo, funções que não são novidade para ele. Além disso, a idade baixa também conta ponto a favor, principalmente pensando no rejuvenescimento do time que Dorival Júnior busca encontrar.
Malcom
Mais um jogador de ponta direita que fecha o trio de ataque brasileiro do Zenit. Aos 25 anos, Malcom também teve suas passagens pela Seleção Brasileira. Revelado pelo Corinthians, deixou o clube paulista em 2016 para defender o Bordeaux, da França. Mas em julho de 2018 foi para o Barcelona, antes de ir para a Rússia em 2019.
Wendel
Revelado pelo Fluminense, o volante passou pelo Sporting Lisboa antes de chegar na Rússia, em 2020. O jogador foi especulado no Flamengo, e os rumores garantiam que o Rubro-Negro monitorava sua situação com o conflito entre Rússia e Ucrânia. Além disso, é uma boa opção para uma eventual saída de Andreas Pereira, ou até mesmo Willian Arão, que foi pedido por Jorge Jesus no Fenerbahçe.
Douglas Santos
Aos 28 anos, o lateral-esquerdo também defende o Zenit. O jogador foi campeão olímpico pelo Brasil em 2016, no Maracanã. O jogador pode ser opção a Ayrton Lucas, já que Filipe Luís está ficando com a idade cada vez mais avançada, e pode até mesmo não ter seu contrato renovado com o Mengão. Douglas Santos foi revelado pelo Náutico e teve passagens por Udinese, Atlético-MG e Hamburgo antes de chegar ao Zenit.
Balbuena
Único estrangeiro da lista, mas conhecido do torcedor brasileiro. Um dos pilares do Corinthians campeão brasileiro de 2017, o zagueiro chegou a jogar na Premier League, pelo West Ham. Sua idade de 30 anos, apesar de não ser tão avançada, pode ser um dos pontos negativos pensando na média de idade do time do Flamengo, mas o paraguaio é visto com bons olhos por boa parte do torcedor brasileiro. Se tratando do Mais Querido do Brasil, é uma posição incerta, e os jogadores que o clube já possui no elenco são frequentemente revezados, seja por lesões ou opção técnica.