Enquanto o Flamengo vai acumulando vitórias e começa a se reerguer na temporada sob o comando de Jorge Sampaoli, a diretoria rubro-negra mapeia o mercado da bola. Em busca de novos jogadores para integrar o já estrelado elenco, alguns nomes negociam com o clube, mas até o momento somente Luiz Araujo foi oficializado.
Depois de ficar próximo de acertar com o Flamengo, parece que Allan vai permanecer no Atlético-MG. As notícias desta sexta-feira (16) são de que o clube mineiro deve brecar a saída do volante, um dos principais alvos do Mengão. O caso é o mesmo de De La Cruz, que tem negociação estagnada com o Mais Querido, já que o River Plate não quer se desfazer do jogador.
Leia mais: Mercado da bola: quando abre e fecha a janela de transferências para o Flamengo
Portanto, até o momento, as duas negociações que estavam mais próximas de se concretizar parecem estar cada vez mais distantes. Com a janela de transferências se aproximando, o Mundo Rubro Negro relembra algumas novelas que acabaram sem a contratação do Flamengo. Confira:
Ryan Babel
Na janela de inverno de 2018, o Flamengo esteve muito próximo de fechar a contratação de Ryan Babel. O holandês, na época com 31 anos, estava no Besiktas, era o principal alvo da diretoria rubro-negra, que sonhava com um reforço de peso para suprir a saída de Vinícius Júnior.
Bruno Spindel chegou a ir a Turquia para tratar diretamente com o clube turco, mas depois de ficar perto de um acerto, as negociações esfriaram. A imprensa turca chegou a noticiar que o jogador vestiria a camisa do Flamengo, mas o Besiktas não aceitou as ofertas do clube carioca.
O Rubro-Negro chegou a subir a oferta e se aproximar dos valores pedidos pelo Besiktas, algo em torno de sete milhões de euros, mas os turcos fizeram exigências de última hora, o fez o Flamengo retirar a proposta e desistir do jogador.

Mario Balotelli
O ano de 2019 pode ser considerado como o segundo maior da história do Clube de Regatas do Flamengo. O torcedor lembra com carinho do time de Jorge Jesus, que conquistou a América pela segunda vez e bateu o recorde de pontos do Campeonato Brasileiro. O time que contava com diversos craques, ficou perto de ter mais uma estrela: Mario Balotelli.
Na janela de inverno, Jorge Jesus pediu à diretoria a contratação de um centroavante de ofício, um camisa 9 clássico, para jogar ao lado de Gabigol. Sem clube na Europa, Balotelli virou o alvo do Flamengo, que foi até o velho continente para negociar com o italiano, que já havia passado grandes clubes, como Manchester City, Inter de Milão e Milan, por exemplo.
Depois de semanas de negociações, com Marcos Braz fazendo até reuniões com o jogador e seu empresário na França, as partes encerraram as negociações. O clube chegou a soltar uma nota oficial comunicando a decisão. Anos depois, Balotelli revelou que houve um acerto verbal entre as partes, mas que por detalhes a transferência não se concretizou.
Já imaginou como seria o polêmico Balotelli no Brasil?

Leia mais: Flamengo recebe ‘bomba’ por De La Cruz e já pensa em plano B
Walace
Novela mais recente, Walace foi mais um jogador que o Flamengo tentou mas não conseguiu trazer. Revelado pelo Grêmio, campeão da Copa do Brasil pelo clube gaúcho e ouro olímpico pelo Brasil em 2016, o volante da Udinese negociou com o Flamengo na última janela de inverno, acertou bases salariais com o Rubro-Negro mas acabou não sendo liberado pelos italianos.
Assim, antes da chegada de Erick Pulgar, o Flamengo mirou em Walace para o lugar de Willian Arão, que havia deixado o clube rumo ao Fenerbahçe. A negociação não andou por conta dos valores pedidos pela Udinese, que estavam acima da proposta rubro-negra. Em entrevista, Walace admitiu que via com bons olhos jogar pelo Mengão:
“Recentemente teve uma proposta do Flamengo e me interessava também. Tive algumas conversas com o Braz, mas não andou por causa de alguns números porque a Udinese tem como teto me vender em um número que não chegou”, disse o jogador.

Thiago Mendes
Thiago Mendes é mais um que tem seu nome ventilado no Flamengo em quase todas as janelas de transferência. A insistência de Braz com o volante do Lyon já virou até piada entre os torcedores, que brincam que só existe essa opção.
Revelado pelo Goiás e com passagens de sucesso por São Paulo e Lille, o volante que atua no Lyon foi um dos grandes alvos do Flamengo nas últimas janelas. Assim, em 2021, Marcos Braz e Bruno Spindel estiveram na França para tentar a sua contratação, que também ficou por detalhes de ser concretizada. Posteriormente, em fevereiro de 2022, mais uma vez as partes conversaram, mas sem sucesso mais uma vez.
Em agosto do ano passado, no entanto, Thiago Mendes renovou seu contrato com o Lyon, diminuindo o assédio rubro-negro.

Oscar
Uma das maiores novelas de 2022, a negociação pelo meia Oscar frustrou os torcedores do Flamengo e o próprio jogador. Ex-Chelsea e jogador de Copa do Mundo, o craque ficou perto de deixar o Shanghai Port, da China, e chegou a vestir a camisa do Flamengo, mas o clube chinês enrolou até o final da janela e não assinou a sua liberação.
Flamengo e Oscar ficaram tão perto de assinar o contrato, que até Fabrizio Romano, principal jornalista do mundo quando o assunto é mercado de transferências, cravou que o empréstimo estava sacramentado. Após a partida entre Flamengo x São Paulo, no Morumbi, Gabigol chegou a dar as boas vindas ao meio campista em entrevista na beira do campo.
“Ah, é? Vamos confirmar, mas confiando em você, é um grande jogador. Mas merece estar conosco, com um grande time, grande torcida e grande estrutura. Portanto, que ele possa nos ajudar tanto dentro quanto fora”, disse o camisa 9.

Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sofascore destaca números de Wesley com liderança importante
- Zico fará Jogo das Estrelas no Japão em 2025
- Meia do Internacional deve enfrentar o Flamengo no sacrifício
- STJD: Alcaraz está livre para jogar, mas Braz é suspenso e perde fim do Brasileirão
- Flamengo x Internacional: Rochet projeta dificuldades no Maracanã