Em 2022, o Flamengo vai em busca do tricampeonato da Libertadores. Depois de bater na trave em 2021, o Rubro-Negro tem estreia marcada para a partir do dia 6 de abril. Entretanto, os adversários ainda não foram definidos. A Conmebol fará o sorteio dos grupos no dia 25 de março.
Por ter se classificado em segundo lugar no Campeonato Brasileiro, o Flamengo será cabeça de chave no seu grupo na Libertadores. Outros brasileiros, como Athletico, Atlético-MG e Palmeiras também serão, uma vez que venceram a Sulamericana, Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente. Assim sendo, o pote 1 é composto, além deles, por Boca Juniors e River Plate, da Argentina, Nacional e Peñarol, do Uruguai.
Leia Mais: Flamengo é o time com mais títulos nacionais e internacionais no século
O sorteio no dia 25 de março, às 12h, definirá em qual grupo o Flamengo cairá, mas o Mengão já sabe que não pode encarar, na fase de grupos, nenhum dos times citados acima. Além disso, como de praxe, o grupo do Rubro-Negro terá um representante do pote 2, outro do pote 3 e mais um do pote 4. Por conta da Copa do Mundo em novembro, a Libertadores acontecerá em um tempo mais curto.
Assim, a estreia do Flamengo na fase de grupos está prevista para acontecer a partir do dia 6 de abril. Dependendo da chave em que cair, o Rubro-Negro pode jogar no dia 6 ou no dia 7. Além disso, a fase está prevista para ir do dia 6 de abril até o dia 25 de maio. A grande final será no dia 29 de outubro, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, no Equador.
Confira os potes e prováveis adversários do Flamengo na Libertadores
Como já explicado, por estar no pote 1, o Flamengo só poderá encontrar equipes que estejam no Pote 2, 3 e 4. Assim sendo, veja como estão os pontes para o sorteio da fase de grupos da Libertadores.
Pote 1:
Flamengo, Athletico, Atlético-MG, Palmeiras, Boca Juniors (ARG), River Plate (ARG), Nacional (URU), Peñarol (URU).
Pote 2: daqui sairá um dos adversários do Flamengo
Cerro Porteño (PAR), Libertad (PAR), Independiente Del Valle (EQU), Universidad Católica (CHI), Emelec (EQU), Corinthians, Colo-Colo (CHI) e Vélez Sarsfield (ARG).
Grupo 3: daqui sairá outro adversário do Rubro-Negro
Sporting Cristal (PER), RB Bragantino, Tachira (VEN), Alianza Lima (PER), Tolima (COL), Colon (ARG), Caracas (VEN), Deportivo Cali (COL).
Pote 4: daqui sairá o último dos adversários do Mais Querido
Always Ready (BOL), Talleres (ARG), Independiente Petrolero (BOL), Fortaleza, Fluminense ou Olimpia (PAR), Everton (CHI) ou Estudiantes (ARG), Universidad Quito (EQU) ou The Strongest (BOL) e América-MG ou Barcelona de Guayaquil (EQU).